20 Abril 2018
CITEVE

T

TEXAPP ajuda PME a ter boas práticas

Para promover, de forma integrada, a oferta de aprendizagem para o Sector Têxtil e do Vestuário (STV) é necessário um ambiente empresarial favorável que proporcione assistência prática às pequenas e médias empresas (PME). Através de uma estreita cooperação, os parceiros do projeto TEXAPP irão criar e fornecer uma estrutura e ferramentas orientadas para o STV, considerando as necessidades e os obstáculos que as PME enfrentam a este respeito. Esta é, em resumo, a matriz do projecto TEXAPP, no âmbito do programa europeu Erasmus +, que tem o CITEVE como parceiro.

Iniciado em 01-10-2016 e com final previsto em 30-09-2018, o projecto TEXAPP tem a coordenação da EURATEX (Bélgica) e como parceiros, além do CITEVE, o TCoE (Reino Unido), Pirin-Tex EOOD (Bulgária), TMTE (Hungria), TexClubTec (Itália), BAATPE (Bulgária) e HCIA (Grécia).

Os instrumentos sectoriais que serão desenvolvidos destinam-se a ajudar as PME a desenvolver, planear, fornecer e assegurar a qualidade dos seus programas de aprendizagem/formação/estágios.

O projeto TEXAPP irá produzir ferramentas direcionadas para reunir recursos, partilhar informações, trocar conhecimentos, desenvolver e partilhar ideias e experiências.

Resultados a obter: estudo sobre as necessidades das empresas e boas práticas de aprendizagem/estágio; disponibilização de metodologias e ferramentas de apoio aos programas de aprendizagem/estágios adaptadas às especificidades do STV e das PME; desenvolvimento de um Referencial para que as PME possam planear e desenvolver um programa de aprendizagem com êxito; desenvolvimento de um instrumento de avaliação para que as PME identifiquem facilmente as áreas que necessitam ser melhoradas; criação de um Centro de Competências (TEXAPP Hub).

 

Partilhar