28 Janeiro 2019
Feiras

T

Tecnologia e inovação sustentável ao ataque em Munique

Aumentar as exportações e dar ainda mais força ao Made in Portugal é o objectivo central da forte comitiva têxtil que a partir desta terça-feira, dia 29 de Janeiro, assenta arraiais em Munique. A decorrer até ao dia 31, quinta-feira, a Munich Fabric Start concentra as atenções dos mais variados sectores da indústria têxtil e vestuário de todo o mundo.

“É uma feira conceituada e de renome”, resume Cláudia Faria, representante da Magma Têxtil, uma das empresas que integra a comitiva From Portugal. A participar pela primeira vez neste importante certame, a têxtil de Barcelos vai apresentar uma selecção de artigos de malha focada nos clientes dos grandes mercados europeus, como a Alemanha, a França e a Inglaterra.

Os mercados maduros são o alvo das têxteis nacionais, que apostam essencialmente em produtos de gama alta. “A Alemanha é um mercado que prima por produtos diferenciados, inovadores e com valor acrescentado”, exemplifica Sara Pimenta, representante comercial da Anbievolution. A empresa de Santo Tirso vai apresentar uma vasta selecção de malhas circulares, desde jerseys a felpas italianas e americanas.

E o mesmo acontece com a Albano Morgado, que faz pontaria ao mercado germânico e parte para Munique com expectativas reforçadadas. “Vamos apresentar tecidos para vestuário exterior homem, senhora e criança em várias matérias primas” explica Baltazar Lopes, Chief Comercial Officer da empresa de Castanheira de Pera.

A par da presença das mais de três dezenas de empresas portuguesas, a força e capacidade tecnológica do têxtil nacional é ainda reforçada com o showcase Green Circle, organizado pelo CITEVE com base em artigos sustentáveis e inovadores.

É também nas sustentabilidade que apostam empresas como RDD, Lurdes Sampaio ou Tintex.

“Vamos apresentar produtos com linhas sustentáveis, recicladas, orgânicas e biodegradáveis” exemplifica Conceição Sá, administradora da Lurdes Sampaio, cuja oferta de produtos é composta por 60% de malhas sustentáveis. Também para a RDD Textiles, “um dos valores da empresa é a sustentabilidade que atravessa todo o processo, ou seja, começando no sourcing de matérias-primas, passando pelo design, desenvolvimento e produção até ao produto final”, explica Business Manager Elsa Parente.

A participação das empresas que integram a comitiva From Portugal é uma iniciativa promovida pela Selectiva Moda e pela ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, no âmbito do projecto que visa promover a internacionalização das empresas portuguesas da área da Moda. O From Portugal é co-financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Comitiva From Portugal:

Albano Morgado

Anbievolution

A.Sampaio

J.Areal

LA Estampa

Luís Azevedo

Lurdes Sampaio

M.M.R.A.

Magma Têxtil

Modelmalhas

OTS by Otojal

RDD

Samofil

Sanmartin

Satinskin Têxteis

Sidónios

Texser

Tintex

Trimalhas

Outras empresas:

6 Dias

Adalberto Estampados

Carvema Têxtil

Fitecom

João & Feliciano

Paulo De Oliveira

Penteadora

Riopele

Somelos Tecidos

Tessimax Lanifício

Vilarinho

Vilartex

Partilhar