3 Março 2017
Moda

Jorge Fiel

Storytailors e Katty com bordados de Castelo Branco

Storytailors e Katty Xiomara são os designers convidados para o desfile de moda agendado para o próximo dia 3 de junho na praça do Centenário da República, em Castelo Branco, em que o modelo Rúben Rua, que já se despediu das semanas da moda, fará a sua derradeira despedida das passarelas.

Além de uma mini colecção, com cerca de dúzia de coordenados cada, os estilistas convidados apresentarão uma peça com aplicações de bordados de Castelo Branco, que ficará para o espólio da câmara.

No desfile do ano passado, Alexandra Moura e Luís Buchinho foram os criadores convidados para apresentarem duas peças de vestuário com o bordado local no desfile Castelo Branco Moda 2016.

Também as alunas de Design de Moda da ESART (Escola Superior de Artes Aplicadas) do Politécnico de Castelo Branco apresentaram duas peças em estopa (uma mochila e uma mala de senhora) com o bordado de Castelo Branco, trabalhos concebidos no âmbito de um workshop promovido em 2015 pela Câmara, em que participaram os designers Maria Gambina, Nuno Gama e José António Tenente.

Na edição 2017, uma das novidades será a apresentação no desfile da peça vencedora da 1ª edição do concurso O Bordado de Castelo Branco e a Moda. A outra grande novidade vai ser o facto de receber o desfile final do PFN (Portuguese Fashion News), concurso nacional de jovens estilistas apoiado pelo Compete e Portugal 2020.

Apresentaram-se a concurso 39 projetos da autoria de estudantes ou recém licenciados em Design de Moda, que foram esta quinta feira analisados por um júri presidido por Teresa Antunes (CM Castelo Branco) e que integra a designer Alexandra Moura, Cláudia Silva (Associação de Bordados de Castelo Branco), Teresa Magalhães (ADRACES-Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul), Catarina Cunha (ANJE/Portugal Fashion), Jorge Fiel (T) e Manuel Serrão (Selectiva Moda).

Os oito finalistas apurados pelo júri têm agora de adicionar os moldes dos projetos até ao próximo dia 20. O júri voltará a reunir a 29 para escolher os três vencedores, que receberão um prémio em dinheiro (1 500 euros para o primeiro, 1 000 para o segundo e 500 para o terceiro). A peça vencedora será produzida pela Oficina de Bordados de Castelo Branco.

“O desfile de moda e o concurso fazem parte de um conjunto de iniciativas cujo principal objetivo é a revalorização, promoção e posterior certificação do bordado de Castelo Branco”, explica Teresa Antunes, a membro do gabinete da presidência da autarquia que tem a responsabilidade da área cultural.

O processo iniciou-se há quatro anos com a criação da Oficina-Escola do Bordado de Castelo Branco, com o objetivo de garantir a continuidade e qualidade de produção do bordado. Paralelamente, decorreu um conjunto de iniciativas, onde se destaca a exposição itinerante de Colchas de Castelo Branco, dos séculos XVIII e XIX, que começou em Lisboa e passou por Guimarães e Óbidos.

No entretanto, a Câmara está a construir o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco – que, de acordo com Teresa Antunes, será “o centro nevrálgico de produção, comercialização, promoção e estudo desta forma de expressão artística” – e tem em curso o processo da sua certificação, tendo já recebido o parecer positivo da Comissão Consultiva para a Certificação de Produções Artesanais Tradicionais.

Partilhar