30 Novembro 18
ITV

T

Scoop e TMG, as embaixadoras do têxtil na ONU

Apontadas como exemplos de sucesso comercial e de uma atitude responsável e ecológica, a Scoop e a TMG Automotive são as representantes da indústria têxtil no ONU Global Compact, uma iniciativa das Nações Unidas que junta empresas com uma presença forte na defesa do ambiente e dos direitos humanos.

Trata-se de um reconhecimento ímpar e que vem dar uma força renovada à estratégia assumida por estas duas têxteis. A presença no comité é reservada exclusivamente a empresas com provas dadas na luta por uma sociedade mais justa e sustentável. Até ao momento, com candidaturas vindas de todo o mundo, apenas 9 mil empresas cumpriram os critérios estabelecidos pela ONU.

Para serem aceites, Scoop e TMG Automotive tiveram de fazer uma descrição completa das suas acções e de mostrar como integram os valores das Nações Unidas na sua política. “Temos o compromisso de incluir os princípios da ONU na nossa estratégia, na nossa cultura e no dia-a-dia da empresa” escreveu Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive (na foto), na sua carta de candidatura, endereçada a António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas.

Também Mafalda Pinto, CEO da Scoop, fez acompanhar a apresentação da empresa de um compromisso renovado: “Assumimos uma política de responsabilidade pública e de transparência, alinhada com os princípios do ONU Global Compact”, escreveu na sua carta de candidatura.

O reconhecimento significa também um maior nível de exigência. A partir de agora, a presença das duas empresas no comité será reavaliada todos os anos, com base nos 10 princípios universais do Global Compact (listados abaixo).

Com esta iniciativa, criada este ano, a ONU espera vir a mudar o mundo empresarial e ganhar uma força renovada na preservação ambiental e na luta por uma sociedade mais equilibrada.

Os Dez Princípios do United Nations Global Compact

 

Direitos humanos

1 – As empresas devem apoiar e respeitar a proteção dos direitos humanos reconhecidos internacionalmente.

2 – Certificar-se de que eles não são cúmplices de abusos dos direitos humanos.

 

Trabalho

3 – As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva.

4 – Eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

5 – Abolição efetiva do trabalho infantil.

6 – Eliminação da discriminação em matéria de emprego e ocupação.

 

Meio Ambiente

7 – As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8 – Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental.

9 – Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

 

Anti-Corrupção

10 – As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e luvas.

 

Partilhar