11 junho 19
Concurso

T

Santo Tirso apoia novos negócios de moda e design de moda

Intitula-se Santo Tirso Empreende e é a segunda edição de um concurso que tem como objetivo incentivar o aparecimento de novas ideias de negócio e empresas nas áreas da moda e design de moda, design e turismo. O concurso decorre até 15 de julho e na sua primeira edição juntou mais de 60 candidatos oriundos de 17 concelhos.

Podem candidatar-se a este programa de empreendedorismo, pessoas, a título individual ou coletivo, ou microempresas criadas há menos de dois anos. Procuram-se ideias originais, diferenciadoras e geradoras de impacto económico e social.

“Assumimos o empreendedorismo como uma prioridade na estratégia de dinamização económica. A 1ª edição deste programa revelou-se um grande sucesso, e estamos com expetativas muito altas para esta nova edição”, afirma Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, mentora da iniciativa.

Para cada uma das áreas temáticas a concurso, o júri do programa selecionará, após o período de candidaturas, as 10 melhores ideias de negócio. Os promotores qualificados para a segunda etapa terão acesso a workshops especializados, focados no desenvolvimento de competências técnicas, e a coaching direcionado para competências transversais à gestão de negócios. Esta fase termina com a apresentação pública dos projetos, numa sessão em formato pitch.

Finalmente, são selecionados os três melhores projetos de cada área, que beneficiarão de seis meses de incubação gratuita na Incubadora de Moda e Design de Fábrica de Santo Thyrso, elaboração do plano de negócios e acesso a uma rede de mentoria e business angels.

Os nove projetos finalistas da 1ª edição, vocacionados para a sustentabilidade, economia circular e tecnologia, iniciam este mês o ciclo de incubação na Fábrica de Santo Thyrso. O projeto Santo Tirso Empreende é cofinanciado pelo Norte 2020 no contexto dos apoios do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Partilhar