10 Janeiro 2017
Citeve

T

SafetyBabyBed já está no mercado

Filipe Castro, Carlos Corsino e Álvaro Cristovam foram os três potenciais investidores que avaliaram os projectos dos três finalistas da 2.ª edição do projecto NETT – Novas Empresas Tecnológicas Têxteis, uma iniciativa do Citeve apoiada pelo Norte 2020, que terminou com uma espécie de shark tank. A vencedora do pitch acabou por ser Mónica Ferreira, 42 anos, de Braga, licenciada em Bioquimica pela Universidade do Algarve, com o projeto SafetyBabyBed, que já está no mercado.

Trata-se do desenvolvimento de uma solução têxtil-lar destinada à segurança durante o sono dos bebés e crianças, nomeadamente em relação à síndrome da morte súbita. É uma solução escalável que poderá ir dos 0 aos 4 anos e encontra-se já à espera de ser patenteada. Foi criada a empresa e está já no mercado online e em lojas de puericultura, com os primeiros contatos comerciais onde se destaca a Pediatria do Hospital de Guimarães.

Hugo Manuel de Oliveira Miranda, 28 anos, de Ponte de Lima, com o Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, foi o segundo classificado com o projeto INBICTUM – uma marca de vestuário inteligente, técnico e funcional que pretende integrar tecnologias já disponíveis no mercado no desenvolvimento de vestuário, que responda a necessidades específicas em áreas como desporto, saúde, lazer, casual ou trabalho.

Já Joana Maria Carvalho Gomes, 24 anos, de Famalicão, possui um Mestrado em Microbiologia Aplicada pela Escola Superior de Biotecnologia do Porto (Universidade Católica), apresentou o projeto Soutien com Propolis, que ficou em terceiro lugar.

Esta jovem de Famalicão desenvolveu um protótipo de um soutien com aplicação do composto natural própolis, aliando um design atrativo, de modo a melhorar a saúde de todas as mulheres. O projeto concilia o design atrativo do soutien com a multifuncionalidade devido ao composto incorporado ter atividades antimicrobianas e diferentes atividades biológicas.

Os três projectos passaram pelo crivo de Filipe Castro, fundador e CEO de várias empresas e é presidente da Famagrou Business Angels de Famalicão, de Carlos Corsino, fundador da start-up Sratia Investimentos, vogal da Federação Nacional de Business Angels e foi presidente da Vima Angels. E de Alvaro Cristovam, fundador e CEO da APC-Consultores, uma empresa de consultoria para a gestão e empreendedorismo. Colabora com a Universidade do Minho e a TecMinho em programas de empreendedorismo.

Partilhar