25 maio 20
Indústria

T

ROQ lança máquina que faz mais de 100 máscaras por minuto

Chama-se ROQMASK e é capaz de fazer até 120 máscaras a cada minuto a máquina completamente automatizada concebida pela S. Roque, a empresa que é líder mundial na produção de máquinas para estamparia têxtil. A nova máquina, que está já em fase final de testes e acumula encomendas por parte das empresas que se lançaram na produção de máscaras, foi totalmente concebida e desenvolvida em menos de dois meses pela metalomecânica de Famalicão, em resposta a um desafio lançado pelo CITEVE.

Com capacidade para produzir duas máscaras a cada segundo, a máquina facilmente alcançará uma produção superior às 100 máscaras por minuto, o que em caso de laboração contínua permitirá fabricos diários na ordem das 150 mil unidades. “A ROQ vai lançar no mercado, em parceria com o CITEVE, uma máquina que produz cerca de 100 máscaras cirúrgicas por minuto”, confirmou ao T a empresa de Oliveira S. Mateus que fabrica sob a marca ROQ, adiantando que a entrega das primeiras unidades está prevista para o mês de Julho.

“O CITEVE lançou-nos um desafio que aceitámos de imediato e desde então a empresa está focada neste projeto que irá capacitar Portugal para a produção destes equipamentos de proteção individual”, disse Manuel Sá, o CEO da S. Roque.

“Concebida para fabricar máscaras cirúrgicas Tipo I e Tipo II – modelo A, a ROQMASK é um equipamento completamente automático que produz, através de soldadura por ultrassom, máscaras até 4 layers, com inserção do clip nasal e aplicação do elástico”, informou ainda a empresa.

Líder mundial na produção de máquinas para estamparia têxtil, a S. Roque facturou no último exercício cerca de 53 milhões e emprega mais de 500 trabalhadores. Com a Europa à cabeça, os seus clientes distribuem-se um pouco por todo o mundo em países como África do Sul, Marrocos, Tunísia, Angola, Kuwait, Índia, China, Vietname, Malásia, Cambodja, Rússia, Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Honduras, El Salvador e EUA.

“Somos muito rápidos a pensar e a executar. Fazemos as máquinas em função daquilo que os clientes pretendem fazer com elas”, destacava CEO Manuel Sá como uma das principais vantagens competitivas da empresa, em entrevista ao T em 2017. Nesse mesmo ano, a S. Roque, Máquinas e Tecnologias Laser foi distinguida como a empresa mais rentável do país no sector da produção de bens, segundo o ranking elaborado pelo Dinheiro Vivo para a revista Star Company. A publicação apontava valores de rendibilidade económica e financeira de 42,7% e 58,2%, respectivamente, a par do ADN inovador que corre nas veias desta empresa.

 

Partilhar