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A Ribial vendeu 12 mil conjuntos de cama através das televendas na Coreia do Sul. O negócio foi feito a partir do revendedor que tem naquele país asiático.
Criada em 2000, a Ribial apresenta-se como um grupo de produção integrada verticamente, fazendo têxtil lar tinto em peça, tinto em fio e jaquard. “Os clientes procuram na nossa gama de artigos, basicamente média e alta qualidade para colchas, roupa de cama, felpos e roupa de mesa em adamascado. Juntamente com os artigos mais standard para estas áreas; colchas pré-encolhidas é um dos produtos onde nos especializamos”, diz Hélder Carvalho, diretor comercial da empresa.
Com sede em Santo Tirso, a Ribial lançou em 2010 uma marca própria, a Seeds Concept, que é uma das apostas de Hélder: “É evidente que o private label continua a representar o maior volume da nossa facturação, mas a marca tem vindo a crescer uma média de 20% ao ano”.
É, aliás, com a marca Seeds Concept que o grupo Ribial vende para o Japão e Itália. E foi provavelmente por causa dessa presença no Japão (onde participa regularmente em feiras) que conseguiu entrar no negócio das televendas na Coreia do Sul.
Até 2010, o ano em que criou a sua marca, a Ribial trabalhava sobretudo para o mercado interno e alguns clientes nos Estados Unidos. “Com o nascimento da Seeds Concept houve uma aposta no design, em novos padrões e em novos tecidos”, conta.
“A presença em feiras é fundamental, neste segmento de mercado dos conjuntos de cama e sobretudo colchas, que representam 80% da produção, os clientes gostam de ver com os seus próprios olhos e apalpar”, adianta. E é talvez por essa razão que o grupo ainda não apostou a sério nas vendas online. “Há um projecto nesse sentido, mas está em stand-by”, explica.
Com 27 trabalhadores, o grupo Ribial espera fechar o ano com um volume de negócios de 3,5 milhões de euros, dos quais 400 mil com a marca Seeds Concept.
“O nosso objectivo para 2020 é faturar seis milhões, dos quais um milhão com a nossa marca. Mas apesar da aposta na Seeds Concept, não podemos descurar o private label nem os nossos clientes dos Estados Unidos e da Europa”, adianta Hélder.
Numa descrição mais técnica, a Ribial explica que “desenvolveu ao longo dos últimos anos, varias técnicas de tingimento em peça e efeitos de lavagem; fade out, stone wash, entre outros que promovem inovação e criatividade continua”.
Com um parque de constituído por teares completamente novos e controlados informaticamente, a Ribial oferece uma maior flexibilidade nas larguras de tecido assim como na rápida repetição de artigos personalizados.