23 junho 20
Comércio

T

Retalho regista quedas acima dos 40% face ao ano passado

As lojas reabriram mas ambiente de retracção mantém-se entre os consumidores. Incluindo já os dados de Lisboa, onde o comércio abriu mais tarde, a Associação de Marcas de Retalho e Restauração (AMRR) dá conta de quedas generalizadas acima dos 40% nos negócios em todo o país face à faturação do ano passado.

O resultado das vendas semanais das lojas de rua e centros comerciais foi apresentado esta segunda-feira, dia 22 de Junho, pela AMRR. Incluindo já os dados da região de Lisboa, a queda nas vendas regista em todo o país uma média de 41,3%. Em Lisboa, os comerciantes registam perdas de 40,1%, enquanto no resto do país a queda se situa nos 42,5%.

Na semana de reabertura – ainda sem as lojas de Lisboa – foram registadas quebras de vendas na ordem dos 39%, mas a descida agravou-se na segunda semana para os 40,5%, numa tendência que parece manter-se.

“Apesar das promoções que os lojistas estão a fazer, ainda é notória a fraca adesão dos consumidores às lojas. Estes dados reforçam a crise que ainda estamos a viver pelo que é urgente haver legislação que regule as rendas, em particular dos Centros Comerciais, sob pena de virmos a assistir a um desastre económico no retalho, com fechos de lojas e muito desemprego”, disse Miguel Pina Martins, presidente da AMRR, citado pelo jornal Dinheiro Vivo.

Partilhar