22 Junho 2018
ATP

T

Regeneração do têxtil apoiou 20 projectos

O projeto Regeneração da Indústria Têxtil Portuguesa, uma iniciativa da ATP, que apoiou 20 projetos empresariais (na foto, os têxteis luminosos da Têxtil Penedos) e traçou o perfil do empreendedor português, chegou ao fim com resultados extremamente positivos.

De resto, entre esses projetos selecionados (alguns no interior do país) houve já premiados. Da mesma forma que o retrato que foi feito dos empreendedores nacionais num dos clusters mais competitivos do mundo é considerado como um dos mais lúcidos até agora efectuados.

O projeto Regeneração da Indústria Têxtil Portuguesa (R’ITV) também abordou os dados sobre o investimento em I&D e qual o posicionamento do setor em Portugal relativamente à Galiza.

Foram quase dois anos de trabalho intenso com empresas, neste projecto da ATP que contou com a colaboração  da consultora Astrolábio, CITEVE, MyPlace, Modatex, a Comunicadores & Associados, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), e a  Atlântico Business School (ABS), entre outras.

Promover o empreendedorismo inovador, qualificado e criativo na fileira têxtil e vestuário foi o objetivo cimeiro do projeto Regeneração da Indústria Têxtil e Vestuário, de forma a dinamizar o ecossistema empreendedor desta fileira, para facilitar o desenvolvimento de empresas inovadoras, qualificadas e criativas, com potencial de internacionalização.

Partilhar