13 Março 2018
Moda

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Portugal Fashion faz 34 desfiles em quatro dias

A 42.ª edição do Portugal Fashion prevê 34 desfiles, nos quais vão apresentar as suas propostas 18 criadores, duas duplas de criadores, seis jovens designers e uma marca Bloom, oito finalistas do Concurso Bloom, sete marcas de vestuário e seis marcas de calçado. Estes são os números gordos desta edição que começa no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, em Santa Apolónia, no próximo sábado, saltando depois para o Parque da Cidade, no Porto, nos dias 22, 23 e 24 deste mês.

“Trata-se de um programa de desfiles muito heterogéneo, como é apanágio do Portugal Fashion. Temos moda de autor de grande qualidade, quer assinada por criadores consagrados, quer por jovens designers, mas também propostas comerciais de vestuário e calçado, vertente que o evento sempre privilegiou”, sublinha Rafael Alves Rocha, director de Comunicação do Portugal Fashion.

Os Storytailors são os primeiros a entrar em cena no Terminal de Cruzeiros de Lisboa, edifício desenhado pelo arquiteto Carrilho da Graça, às 14h41, do dia 17. Como vem sendo hábito, a dupla João Branco e Luís Sanchez promete não um tradicional desfile em passerelle, mas uma fashion show performance.

A seguir, o evento entra em velocidade de cruzeiro com uma série de nomes grandes da moda portuguesa, a saber: Alexandra Moura, Susana Bettencourt, Pedro Pedro, Alves/Gonçalves, Carlos Gil e TM Collection by Teresa Martins.

Os Storytailors apresentam uma coleção gender fluid, com peças divisíveis através de fechos e conjugáveis entre si. Já Alexandra Moura aposta nos trench-coats e vestidos oversized, enquanto Susana Bettencourt privilegia as malhas tricotadas grossas fundidas com bombazine brilhante e os jacquards de padrões fortes. Rompendo com o casual sportswear, Pedro Pedro traz-nos uma nova abordagem do workwear em que pontificam peças fluidas, de formas soltas e oversize.

A dupla Alves/Gonçalves propõe looks com apelo urbano, numa coleção marcada pelos tules, veludos, sedas, rendas e nylon. As propostas de Carlos Gil, por seu turno, remetem para o imaginário disco sound dos anos 70-80, combinando a sofisticação urbana característica do criador com peças sporty. Por fim, a nova coleção da TM Collection revela formas soltas e estruturadas em peças com os tons da floresta.

Cidade da Moda

Cinco dias depois, o Portugal Fashion ruma ao Parque da Cidade do Porto, onde os desfiles vão ter lugar numa verdadeira cidade da moda, já que no maior parque urbano do país será instalada uma megaestrutura (10 mil m2 de área total) com três espaços de passerelle, bastidores, showroom, várias áreas sociais e de lazer, sala de imprensa, entre outras valências. Os três espaços de passerelle têm 1.000 m2 cada um, acomodando confortavelmente cerca de 1000 espectadores por desfile.

“Nesta edição, vamos seguir a lógica organizativa dos grandes shows de moda internacionais, como as fashion weeks de Londres, Nova Iorque e Paris, que privilegiam a realização dos desfiles em grandes estruturas amovíveis instaladas em locais nevrálgicos das cidades”, explica o diretor de comunicação do Portugal Fashion.

“No nosso caso, queremos aproveitar as potencialidades do Parque da Cidade do Porto, um espaço com excelentes condições para a organização de eventos: amplitude, comodidade, bons acessos, aprazibilidade, etc.. Em termos de conforto e funcionalidade, quer para os protagonistas dos desfiles, quer para os nossos convidados, é uma magnífica solução”, acrescenta Rafael Alves Rocha.

O primeiro dia na Invicta arranca com o desfile dos oito finalistas do Concurso Bloom, após o qual serão apurados os dois vencedores do certame aberto a jovens criadores. Seguem-se os desfiles de seis jovens designers e uma marca na passerelle Bloom, dedicada a novos talentos.

Ainda a 22, Anabela Baldaque, Estelita Mendonça e Júlio Torcato encerram o cartaz.

Nos dias 23 e 24 de março, ao longo da tarde e à noite, há a oportunidade de conhecer as coleções para a estação fria dos consagrados Diogo Miranda, Luís Buchinho, Luís Onofre, Micaela Oliveira, Miguel Vieira, Nuno Baltazar e Katty Xiomara.

Destaque ainda, na moda de autor, para as presenças de criadores tão promissores como Carla Pontes, Hugo Costa, Inês Torcato e David Catalán – os dois últimos fazem, nesta edição do evento, a passagem do Bloom para a passerelle principal, depois da recente participação no calendário da Altaroma, em Roma, com o apoio do Portugal Fashion.

Sem descurar a vertente comercial, que está na matriz do evento, o 42.º Portugal Fashion vai revelar as propostas de pronto-a-vestir e calçado de grandes marcas nacionais. De vestuário, estão previstos os desfiles de Ana Sousa, Concreto, Dielmar, Lion of Porches, Meam e Pé de Chumbo.

Como habitualmente, o programa do evento contempla também um desfile dedicado ao calçado, no qual vão ser apresentadas as novas coleções da Ambitious, Fly London, J. Reinaldo, Nobrand, Rufel e The Baron’s Cage.

Com objetivos eminentemente comerciais, está também prevista a realização do showroom Brand Up.

À semelhança da edição transata, o certame adota um conceito alargado de moda, abarcando não só criações de autor e pronto-a-vestir mas também calçado, joalharia e produtos lifestyle. Está prevista a presença de mais de 60 marcas de vários setores, cujos produtos podem ser vistos e adquiridos no local por qualquer visitante, dado que o acesso é livre.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários), desenvolvido em parceria com a ATP ( Associação Têxtil e Vestuário de Portugal) e cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

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