31 Agosto 18
Moda

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Portugal Fashion desfila em Setembro em Londres e Paris

O Portugal Fashion prossegue em setembro com a sua estratégia promoção da moda portuguesa nas grandes passerelles internacionais. Desta forma, irá apoiar os desfiles de Primavera/Verão 2019 de Alexandra Moura, Diogo Miranda, Luís Buchinho e as marcas Sophia Kah e Marques’Almeida (na foto), cinco dos mais importantes criadores e marcas nacionais, nas Fashion Week de Londres e Paris.

O roteiro tem início do dia 13 de setembro com o desfile da marca Sophia Kah, em formato salon show, na residência oficial do Embaixador de Portugal em Londres. A estreia da marca no programa internacional do Portugal Fashion conta, aliás, com o apoio da Embaixada de Portugal e da delegação da Aicep Portugal Global em Londres.

O dia 14 de setembro é dedicado ao desfile de Alexandra Moura, a participar pela quinta vez na London Fashion Week com o apoio do Portugal Fashion. Em Londres, a criadora pretende captar a atenção dos players internacionais da moda através de uma seleção cuidada dos pontos de venda, com especial foco nas concept stores, e de uma aposta nos mercados asiáticos, designadamente na China, no Japão e no Kuwait. Considerando estes objetivos comerciais, a London Fashion Week é uma importante montra para a designer portuguesa.

Dias despois, o projecto desloca-se até à cidade luz para a na Paris Fashion Week, onde as marcas Marques’Almeida, que sobe pela primeira vez à passerelle da Paris Fashion Week – e que vão ser uma das grandes novidades da edição nacional de primavera/verão 2019 do Portugal Fashion, agendada para Outubro (dia 17 em Lisboa e dia 18, 19 e 20 no Porto) –, Luís Buchinho e Diogo Miranda revelam as suas coleções de primavera/verão 2019.

“Com mais esta jornada promocional da moda portuguesa, o Portugal Fashion procura consolidar o trajeto internacional de criadores nacionais e com procura em mercados externos, como Alexandra Moura, Diogo Miranda e Luís Buchinho, ao mesmo tempo que aposta em jovens de reconhecido talento, como Ana Teixeira de Sousa e a dupla Marta Marques e Paulo Almeida”, sublinha Mónica Neto, porta-voz do Portugal Fashion.

“Todos estes criadores e marcas são bons exemplos de como a fileira da moda portuguesa consegue conciliar design moderno e sofisticação estética com produção de qualidade, capacidade comercial e gestão de marketing. O nosso trabalho, no âmbito do Portugal Fashion, é justamente dar visibilidade internacional a todas estas vantagens competitivas”, completa.

Esta é a primeira vez que as marcas Sophia Kah e Marques’Almeida, duas marcas portuguesas que foram criadas em Londres, se juntam ao roteiro do Portugal Fashion.

“Temos muito interesse em apoiar o crescimento e a internacionalização das marcas Marques’Almeida e Sophia Kah. Trata-se de dois projetos que estão a conhecer ampla aceitação internacional e que demonstram grande potencial comercial, pelo que vão ao encontro dos nossos principais critérios de apoio a marcas e criadores portugueses”, acrescenta a mesma responsável.

As marcas Sophia Kah, criada pela designer Ana Teixeira de Sousa e integralmente produzida em Portugal, e a Marques’Almeida, da autoria do casal Marta Marques e Paulo Almeida, têm causado sensação no restrito circuito da moda mundial, contando já com várias celebridades entre os seus clientes, tais como Rihanna, FKA Twigs, Beyoncé, Solange ou Sarah Jessica Parker no caso dos Marques’Almeida, e Keira Knightley, Kerry Washington, Nelly Furtado, Florence Welch, Sophie Ellis-Bextor ou Olivia Palermo como clientes da marca Sophia Kah.

A opção de concentrar os esforços da internacionalização em Paris e Londres está relacionada com as oportunidades que, de momento, essas duas cidades podem proporcionar aos criadores nacionais, tal como explica Mónica Neto: “O Portugal Fashion optou, desta feita, por concentrar os seus desfiles internacionais em duas grandes capitais da moda, Paris e Londres, aumentando o número de marcas e criadores portugueses nas respetivas fashion weeks. A atual conjuntura económica, os interesses comerciais de criadores e marcas, a necessidade de envolver novos protagonistas e a gestão estratégica dos diferentes ciclos promocionais, entre outros motivos, levaram ao reforço da aposta em Paris e Londres – duas das maiores montras da moda internacional”.

O que não significa, explica a mesma responsável, que “o Portugal Fashion deixe de considerar estratégica a presença da moda portuguesa noutros eventos internacionais, nomeadamente em Milão e Nova Iorque, onde temos obtido bons resultados em termos comerciais e de visibilidade. Trata-se, tão-só, de gerir as participações de criadores e marcas numa lógica maximização das oportunidades que os mercados apresentam num determinado momento”.

O Portugal Fashion é um projecto de moda liderado pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020.

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