02 dezembro 19
Investimento

T

PME nacionais à frente do ranking da inovação na UE

As PME portuguesas estão no pelotão da frente da União Europeia no que toca à  inovação. Mais de 66% investem em projectos de inovação, num cenário em que a média geral é de 49,5% e apenas em cinco países ultrapassa os 60%.

Num universo de pouco mais de 25 milhões de micro, pequenas e médias empresas existentes na União Europeia, apenas 49,5% delas investe em inovação, mas em Portugal essa percentagem cresce até aos 66,4%, o que coloca o pais no ‘pelotão da frente’ dos 28, acompanhado pela apenas Finlândia, Luxemburgo, Alemanha e Áustria, os únicos que estão acima da fasquia dos 60%.

Do outro lado da tabela estão a Letónia, Eslováquia, Hungria, Bulgária e Polónia, onde a percentagem de PME inovadoras varia entre os 29,2% e os 20,3%, destacando-se ainda mais, pela negativa, a Roménia, onde apenas 9,8% micro, pequenas e médias empresas apostam na inovação.

Mas se o número das empresas desta dimensão envolvidas em Investigação e Desenvolvimento é em absoluto um bom indicador – como revela o Relatório Anual das PME, da responsabilidade de União Europeia – já o valor aplicado na inovação (em serviços, produto ou gestão) não vai além dos 0,2% do PIB.

De qualquer modo, os dados indicam que na Áustria, Bélgica, Croácia, Estónia, Grécia, França, Hungria, Lituânia, Letónia, Portugal e Reino Unido a proporção de PME inovadoras está a aumentar.

O relatório da Comissão considera que é necessário que o Estado lance mais medidas de apoio à participação das micro, pequenas e médias empresas (até 250 trabalhadores e 50 milhões de volume de negócios) em processos de inovação. Desde logo pela dimensão que ocupam na economia: em Portugal são mais de 99% do total as empresas – em linha com a média europeia (99,8%).

Refira-se ainda que, apesar de o número das grandes empresas europeias corresponder a apenas 0,2% do total (47.299), asseguram o emprego de 33,4% da população ativa (49 milhões dos 146,7 milhões de empregos que existem na União) e de 43,6% do valor acrescentado (3,3 milhões de milhões).

Partilhar