26 Junho 19
Têxteis-lar

António Moreira Gonçalves

O mundo reunido em Guimarães na Home Fashion Week

Foi com uma enchente de compradores de todas as geografias que a Guimarães Home Fashion Week abriu esta manhã as portas da sua quarta edição. Sem perder tida a beleza e requinte histórico, a Pousada de Santa Marinha da Costa rapidamente se transformou glamoroso salão de exposições, com compradores de todo o mundo rendidos à qualidade, design e inovação dos têxteis-lar Made in Portugal.

“A Guimarães Home Fashion Week já entrou no calendário dos compradores internacionais. Já são eles quem nos procuram, quem trata das viagens, quem faz questão de marcar presença”, salienta Maria Alberta Canizes, responsável pela organização. Com uma fila constante no check-in e shuttles a chegarem de 15 em 15 minutos, rapidamente o número inicial de 320 compradores se viu ultrapassado pela chegada dos muitos visitantes sem marcação

Japão, Estados Unidos, Rússia e Brasil lideram uma lista de 35 nacionalidades representadas, que este ano chega a novos e emergentes mercados, como  Azerbeijão, México ou África do Sul. Tratam-se exclusivamente de distribuidores e compradores de grandes grupos e department stores, que em Guimarães esperam encontrar qualidade e excelência.

“Os compradores sabem que Portugal é um produtor idóneo, onde o que encomendam é o que recebem, sabem que aqui encontram a máxima qualidade e o melhor serviço”, afirma Maria Alberta Canizes, salientando que a feira não oferece apenas Private Label, mas cada vez mais marcas-próprias – nesta edição estão presentes 53 empresas, representando um total de 60 marcas.

Para além da qualidade dos produtos, também o espaço escolhido deixa rendidos os compradores. Instalada no antigo Mosteiro de Santa Marinha da Costa, na encosta da Penha, a pousada permite que os quartos sejam utilizados como showroom pelas empresas participantes, o que torna a exposição mais surpreendente. “O espaço é o ideal, porque passa não só uma imagem dos têxteis-lar, mas também de Portugal, da nossa cultura, da beleza deste país”, salienta a organizadora.

Para o Município de Guimarães, parceiro na organização , a Home Fashion Week é vista como uma verdadeira oportunidade para a economia de região. “Estas missões inversas são muito importantes porque que permitem trazer os compradores de visita às fábricas e à região. É uma oportunidade para o turismo industrial e para mostrarmos a nossa cidade”, afirma Ricardo Costa, vereador da Câmara de Guimarães.

Depois da exposição, que fecha as portas amanhã, os compradores internacionais são convidados a visitarem a indústria da região e a prosseguirem os contactos comerciais, tendo havido alguns que já o fizeram por antecipação.

A Guimarães Home Fashion Week é organizada pela Associação Home from Portugal e conta com o apoio do Compete 2020, da Câmara Municipal de Guimarães e do Banco Santander.

Partilhar