03 Abril 19
Inovação

António Moreira Gonçalves

O sorriso dos vencedores dos iTechStyle Awards

LMA nos tecidos, Scoop nos produtos, Bordados Oliveira nos acessórios, Adapttech nos Smart Textiles e a dupla Têxteis Penedo/Sedacor na categoria de sustentabilidade. Todos foram para casa com um sorriso na cara, depois de terem visto os seus produtos distinguidos com os iTechStyle Awards, os mais prestigiados prémios de inovação da indústria têxtil nacional.

Numa edição com dezenas de candidaturas, o concurso promovido pelo CITEVE e Seletiva Moda deu mais uma prova de como a indústria têxtil nacional respira tecnologia e está a dar passos firmes rumo ao futuro.

Foi ao estilo dos óscares da academia que os grandes vencedores foram anunciados esta segunda-feira, no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, numa gala enquadrada no iTechStyle Summit 19. António Amorim e Braz Costa, presidente e director-geral do Citeve, entregaram os vários prémios, perante uma plateia composta sobretudo por empresários e investigadores da indústria nacional.

Para além dos vencedores, para a história desta edição fica também a forte participação de todo o sector. 60 tecidos, 35 produtos e 65 acessórios foram apresentados a concurso cujos finalistas são selecionados através do iTechStyle Showcase e iTechStyle Green Circle que têm lugar nas duas edições anuais do MODtissimo.

Um número que veio a dificultar a tarefa do júri, composto por Ana Ribeiro (Cluster Têxtil), Carla Silva (CeNTI), Fernando Pereira (U.Porto), José Morgado (CITEVE), Pedro Guimarães (Modatex) e Pedro Souto (U.Minho), que teve de decidir apenas cinco premiados, um por cada categoria – produto, tecido e acessório – e dois atribuídos de forma transversal – Smart Textile e Sustentabilidade.

Cinco prémios para cinco exemplos de inovação da indústria nacional:

Produto

Scorecode (Musgo) – Solução com integração de fibras óticas que muda de cor e intensidade de luz a partir de uma app

musgo 1.1

 

Tecido

LMA – Malha com efeito barreira contra radiações eletromagnéticas

lma 1

 

Acessórios

Grupo Bordados Oliveira – Estampado combinado com as técnicas de gravação a laser, foil, floco, flex, flex de impressão, flex reflector e gel.

bordados1

 

Smart Textiles

Adapttech (Wearable)- Sistema que usa material têxtil para a medição rigorosa das medidas exactas com que uma prótese deve ser construída

smart1

 

Sustentabilidade

Têxteis Penedo/Sedacor – Almofada e cortina construídos com fio cork-a-tex, de algodão e cortiça.

penedo sedacor1

 

 

Partilhar