12 Janeiro 2018
Heimtextil

T

Moretextile quer ser a campeã da sustentabilidade

Com os olhos postos no futuro e um presente em que se orgulha de seguir as melhores práticas sociais e ambientais para uma produção sustentável, a Moretextile apresentou-se em Frankfurt, na Heimtextil 2018, como a campeã da sustentabilidade, tripulando assim a mega-tendência do momento.

“Estamos empenhados em satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras”, resume Artur Soutinho, o CEO do maior grupo português de têxteis lar, que agrupa três empresas históricas do setor (Coelima, Tearfil e JMA).

O compromisso com o meio ambiente do grupo português não passou despercebido à Messe Frankfurt, que o inclui no Green Directory da feira e seleccionou seis dos seus produtos para o Theme Park, patente no Hall 6.0 da Heimtextil (sob o tema geral The future is urban), onde são apresentados artigos inovadores e visionários, que nos ajudam a antecipar o que vai estar a dar amanhã.

Consciente da necessidade de aumentar a interacção com os clientes, a Moretextile surpreendeu os visitantes da feira, ao divulgar novidades e iniciativas num jornal com o look idêntico ao do New York Times e ao criar no seu stand um Speakers Corner, que diariamente, entre as 16h00 e as 17h00, pode ser livremente usado por quem quiser expor em público as suas opiniões sobre a questão da sustentabilidade – espaço que foi inaugurado por uma dinamarquesa.

“Temos estar sempre muito atentos para captar as ideias dos consumidores. E percebermos que, sem comprometer nunca a qualidade e o conforto, é fundamental tornar visível o nosso compromisso com a Natureza. Temos de ser responsáveis porque os recursos que a Terra pôs à nossa disposição são finitos”, explica Soutinho.

No amplo stand, com ar mais clean do mundo, que ocupa na maior feira de têxteis lar do mundo, a Moretextile exibe a dúzia de certificações que lhe conferem um lugar de destaque no quadro de honra das empresas ambientalmente mais responsáveis do mundo: Oeko-Tex standard 100, Supima, GOTS, ISO 9001, Global Rdcycled Standard, European Flax, Faortrade Ctton, BCI-Better Cotton Initiative, SMETA,  CTPAT, ContentClaim e  Organic 100  (sendo que as três últimas estão ainda em curso).

Na sua 47ª Heimtextil (se contabilizarmos no seu histórico as participações da Coelima), a Moretextile apresentou três produtos verdes, amigos do ambiente: Refibra, Eco Heather e Morecolorgreen.

A Refibra é uma nova fibra produzida pelos austríacos da Lanzing, obtida a partir de materiais reciclados através de um processo eco-friendly, que a Moretextile compra e faz o fio (com misturas que podem ser, por exemplo, 50% algodão e 50% de refibra), que posteriormente é utilizado nos felpos e roupa de cama que fabrica.

Outras contribuições do grupo dirigido por Artur Soutinho para dar uma nova vida a fibras velhas são o Eco Heather (que consiste no aproveitamento de desperdícios da fiação para produzir novos fios que podem ter até 85% de fibras recicladas) e o Morecolorgreen, o nome do processo de reutilização de desperdícios de algodão e linho para fazer novos fios em cuja composição são ainda adicionadas 30% de fibras de poliester recicladas a partir de garrafas de plástico.

Partilhar