08 março 21
Empresas

T

Artur Soutinho cessa funções como CEO do Grupo MoreTextile

Uma década depois de ter assumido a liderança do grupo MoreTextile, Artur Soutinho vai cessar funções como CEO no final deste mês de Março. Foi na primavera de 2011 que o gestor aceitou a tarefa de resgate do grupo que nascia da concentração de três das maiores e mais lendárias fábricas de têxtil-lar, então em sérias dificuldades.

O gestor, hoje com 61 anos, é licenciado em Economia pela FEP e tinha passado pela Efacec, Grupo Amorim, Norpedip e Chamartin, antes de ser chamado à tarefa de dar a volta àquele que nascia com o o maior grupo português de têxtil-lar. O desafio partiu da ECS Capital, detentora do Fundo de Recuperação que reunia os capitais da Coelima, António de Almeida & Filhos e JMA.

Soutinho cessa funções depois de ter conduzido o grupo numa estratégia de sustentabilidade, a que chamou Join the loop, um novo posicionamento face aos novos desafios que o próprio apresentou há um ano, antes do início da pandemia, na Heimtextil “A nossa abordagem dos desafios da sustentabilidade consiste num loop que envolve inovação, design, análise científica e soluções criativas”, explicou então Artur Soutinho.

Na mesma altura lançou também a marca Cotton Care, com um catálogo de têxteis-lar orientados para a saúde e bem-estar, ao mesmo tempo que avançava com a plataforma online, que se revelou fundamental para as vendas e lançamento de novos produtos ao longo do ano atípico de 2020.

Em 2019 o grupo MoreTextile tinha fechado contas com um volume de negócios de 64 milhões de euros, dos quais 99% exportados.

Partilhar