18 Setembro 20
Sustentabilidade

António Moreira Gonçalves

MODTISSIMO: Green Circle com mais empresas e muito sangue novo

Ponto de paragem obrigatória para todos os visitantes do salão têxtil português, o fórum de sustentabilidade Green Circle apresenta-se no próximo MODTISSIMO numa versão alargada e cada vez mais rica em soluções. Um círculo verde e em crescimento, que agora conta com 33 exemplos de produção responsável, da moda aos têxteis-lar, desenhados por um grupo cada vez maior de designers, que se alarga a cada edição com a entrada de uma nova geração de criativos.

“Estamos muito contentes, sinceramente, porque numa edição que prevíamos difícil, tivemos muitas candidaturas e o Green Circle aumentou, não só temos mais empresas, como as empresas tem mais variedade de tecidos”, comenta Paulo Gomes, curador do fórum de sustentabilidade, que é organizado em todas as edições do MODTISSIMO, numa iniciativa que junta CITEVE, Manifesto Moda e Associação Selectiva Moda.

No MODTISSIMO desta estação, marcado para os dias 23 e 24 de setembro na Alfândega do Porto, o Green Circle terá em exposição 33 exemplos de artigos sustentáveis, produzidos pela têxtil nacional e desenhados por designers portugueses – nesta edição sob o tema ‘Botânica’, que acentua a ligação das fibras têxteis à natureza.

A grande missão do fórum passa por demonstrar que a consciência ambiental e social não são um entrave à criatividade. “Está a crescer uma atenção das empresas às ações responsáveis, e o público também está mais atento, à procura de alternativas”, salienta Paulo Gomes.

Mais abrangente, o Green Circle conta este ano com um catálogo alargado de empresas e designers (lista completa abaixo), onde se destacam algumas estreias. Do lado das empresas, Polopique, Coltec e Unifardas – esta última simboliza até a entrada do workwear no fórum – e do lado dos designers há também muito sangue novo, com a participação de David Catalán, Constança Entrudo, João Feitor e Gina Barros, entre outros.

“Temos mais têxteis-lar, temos produtos para bebé, temos o workwear e temos finalmento o projecto do fio de cortiça, de que já tínhamos feito a apresentação em protótipo. E vamos continuar a expandir o projecto”, explica Paulo Gomes. O objetivo do Green Circle é chegar às 40 peças para a roadtour internacional, que está planeada para o início de 2021, com passagens pelas feiras Heimtextil (têxteis-lar) e ISPO Munich (Sportswear e têxteis técnicos).

 

EMPRESA DESIGNER
A. SAMPAIO Ana Salazar
A. SAMPAIO Katty Xiomara
All Cost Manifesto Moda
All Cost Manifesto Moda
António Manuel de Sousa Manifesto Moda
Artfulness Unipessoal, Lda Roselyn Silva
Brandbias Company Own Creation
Coltec Manifesto Moda
Cork-a-Tex New Generation Yarn João Feitor
Ditchil Company Own Creation
Gulbena  Alves/Gonçalves
Inovafil Manifesto Moda
JOAPS Bruno Feliciano
LAMEIRINHO Ana Afonso
LMA Nuno Velez
LMA Welica Cordeiro
Mundotêxtil Manifesto Moda
Pé de Chumbo Pé de Chumbo
POLOPIQUE David Catalán
Polopique Maison Alexandrine
RDD Dino Alves
Riopele Nuno Baltazar
Scoop Company Own Creation
TINTEX Cristina Barradas
TINTEX Gina Barros
Troficolor Inês Torcato
Troficolor Inês Torcato
Unifardas Company Own Creation
Marita Marita
JM Malas Susana Figueiredo
Bendita Formosinho Benedita Formosinho
Partilhar