António Moreira Gonçalves
Ponto de paragem obrigatória para todos os visitantes do salão têxtil português, o fórum de sustentabilidade Green Circle apresenta-se no próximo MODTISSIMO numa versão alargada e cada vez mais rica em soluções. Um círculo verde e em crescimento, que agora conta com 33 exemplos de produção responsável, da moda aos têxteis-lar, desenhados por um grupo cada vez maior de designers, que se alarga a cada edição com a entrada de uma nova geração de criativos.
“Estamos muito contentes, sinceramente, porque numa edição que prevíamos difícil, tivemos muitas candidaturas e o Green Circle aumentou, não só temos mais empresas, como as empresas tem mais variedade de tecidos”, comenta Paulo Gomes, curador do fórum de sustentabilidade, que é organizado em todas as edições do MODTISSIMO, numa iniciativa que junta CITEVE, Manifesto Moda e Associação Selectiva Moda.
No MODTISSIMO desta estação, marcado para os dias 23 e 24 de setembro na Alfândega do Porto, o Green Circle terá em exposição 33 exemplos de artigos sustentáveis, produzidos pela têxtil nacional e desenhados por designers portugueses – nesta edição sob o tema ‘Botânica’, que acentua a ligação das fibras têxteis à natureza.
A grande missão do fórum passa por demonstrar que a consciência ambiental e social não são um entrave à criatividade. “Está a crescer uma atenção das empresas às ações responsáveis, e o público também está mais atento, à procura de alternativas”, salienta Paulo Gomes.
Mais abrangente, o Green Circle conta este ano com um catálogo alargado de empresas e designers (lista completa abaixo), onde se destacam algumas estreias. Do lado das empresas, Polopique, Coltec e Unifardas – esta última simboliza até a entrada do workwear no fórum – e do lado dos designers há também muito sangue novo, com a participação de David Catalán, Constança Entrudo, João Feitor e Gina Barros, entre outros.
“Temos mais têxteis-lar, temos produtos para bebé, temos o workwear e temos finalmento o projecto do fio de cortiça, de que já tínhamos feito a apresentação em protótipo. E vamos continuar a expandir o projecto”, explica Paulo Gomes. O objetivo do Green Circle é chegar às 40 peças para a roadtour internacional, que está planeada para o início de 2021, com passagens pelas feiras Heimtextil (têxteis-lar) e ISPO Munich (Sportswear e têxteis técnicos).
EMPRESA | DESIGNER |
A. SAMPAIO | Ana Salazar |
A. SAMPAIO | Katty Xiomara |
All Cost | Manifesto Moda |
All Cost | Manifesto Moda |
António Manuel de Sousa | Manifesto Moda |
Artfulness Unipessoal, Lda | Roselyn Silva |
Brandbias | Company Own Creation |
Coltec | Manifesto Moda |
Cork-a-Tex New Generation Yarn | João Feitor |
Ditchil | Company Own Creation |
Gulbena | Alves/Gonçalves |
Inovafil | Manifesto Moda |
JOAPS | Bruno Feliciano |
LAMEIRINHO | Ana Afonso |
LMA | Nuno Velez |
LMA | Welica Cordeiro |
Mundotêxtil | Manifesto Moda |
Pé de Chumbo | Pé de Chumbo |
POLOPIQUE | David Catalán |
Polopique | Maison Alexandrine |
RDD | Dino Alves |
Riopele | Nuno Baltazar |
Scoop | Company Own Creation |
TINTEX | Cristina Barradas |
TINTEX | Gina Barros |
Troficolor | Inês Torcato |
Troficolor | Inês Torcato |
Unifardas | Company Own Creation |
Marita | Marita |
JM Malas | Susana Figueiredo |
Bendita Formosinho | Benedita Formosinho |