1 Setembro 2017
Aprendizagem

T

Modatex lança vasto programa de formação para jovens

O Modatex vai iniciar no próximo mês de setembro várias ações de formação na modalidade de Aprendizagem, uma forma de os jovens poderem terminar a escolaridade obrigatória e alcançarem também uma certificação profissional que lhes permita ingressar mais facilmente no mercado de trabalho.

São cursos que proporcionam aos mais jovens a dupla certificação (escolar e profissional), com equivalência ao 12.º ano e nível 4 de qualificação profissional. A inserção profissional dos formandos é, aliás, uma condição essencial para a abertura destes cursos, dado que o Modatex só avança com ações que permitam não só o acolhimento profissional dos formandos nas empresas do sector, mas também a realização de estágios no âmbito da prática em contexto de trabalho.

Com a duração média de dois anos e meio, estes cursos registam um elevado índice de empregabilidade à saída de formação: cerca de um terço dos formandos ingressa no mercado de trabalho imediatamente após a conclusão do curso e os restantes acabam por encontrar rapidamente colocação.

Outra vantagem para os formandos é que estes cursos são gratuitos e estão sujeitos a apoios sociais. Segundo dados revelados pelo IEFP, em Portugal existem cerca de 30 mil jovens que não estudam, não trabalham, nem frequentam qualquer formação, pelo que estes cursos podem ser uma solução para este problema.

Este tipo de formação é bastante vantajosa também para as empresas do sector, já que contratam colaboradores bem preparados do ponto de vista teórico, mas que, simultaneamente, possuem experiência para poderem ocupar imediatamente um posto de trabalho, sem necessidade de formação complementar.

O Modatex tem abertas inscrições para diversas formações na modalidade Aprendizagem. Os próximos cursos começam em setembro e abrangem saídas profissionais de Modelista de Vestuário, Técnico(a) de Enobrecimento Têxtil e Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital.

A formação de Modelista de Vestuário na delegação da Covilhã começa a 4 de setembro, terminando a 31 de outubro de 2019, num total de 3975.00 horas.

A ação a realizar no Porto tem início a 25 de setembro; tem a duração de 3660 horas e ficará concluída em janeiro de 2020.

Entre novembro deste ano e novembro de 2019 decorrerá uma formação semelhante no polo de Vila das Aves. Neste local terá início, a 11 de setembro, uma ação de formação de Técnico/a de Enobrecimento Têxtil, que se prolongará até setembro de 2019; destinada a jovens com menos de 25 anos e com o 3º ciclo, tem como objetivo que os formandos, depois de concluído o curso, possam coordenar e distribuir as atividades da área da tinturaria, da estamparia ou do acabamento e elaborar receitas dos banhos de tingimento, das pastas e espessantes ou dos banhos de acabamento.

Ainda durante o mês de setembro, começará no Modatex Porto a formação Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital (Aprendizagem). Destinado a jovens com menos de 25 anos e que estejam à procura do primeiro emprego, este curso pretende preparar profissionais para assegurar a comunicação comercial e o serviço ao cliente, através de meios interativos ou digitais. Começa no dia 25 de setembro e decorre até dezembro de 2019, num total de 3746 horas.

 

Partilhar