17 janeiro 19
Internacionalização

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Moda sustentável portuguesa afirma-se em Berlim

As nove empresas portuguesas de moda sustentável com presença na Neonyt, feira internacional que alia a moda à inovação e à sustentabilidade, concentraram as atenções no decorrer do certame, não só pela surpresa que representa a utilização de alguns dos materiais propostos, como pela qualidade do design que os estilistas conseguem retirar da sua utilização.

“Foi um grande sucesso, com a participação portuguesa a correr muito bem”, disse Lara Castro, responsável da Associação Selectiva Moda, para quem o certame “não podia estar a correr melhor”. “A feira foi muito apelativa e os expositores estão muito satisfeitos, tanto pelo grande número de visitantes, como pelo interesse que demonstraram” em relação às inovadoras soluções apresentadas.

Lara Castro quis salientar o sucesso do espaço Green Circle, presente na Neonyt sob a chancela da Selectiva e do CITEVE, e que criou enorme curiosidade entre o público presente.

Paulo Gomes, curador da Green Circle, secunda o entusiasmo de Lara Castro com a participação nacional, ao afirmar que as empresas presentes “conseguiram muitos contatos”, depois de os visitantes “terem ficado espantados com aquilo que as empresas portuguesas apresentaram”.

O CITEVE teve também a seu cargo uma das sessões da Fashionsustain. Com o título ‘A circular way. The Portuguese Approach’, Ana Silva, da Tintex, Braz Costa e Maria José Carvalho, do CITEVE (na foto), apresentaram e discutiram o tema da circularidade em Portugal.

A presença portuguesa no certame foi consubstanciada na apresentação de 19 coordenados, da autoria de criadores tão reconhecidos como Ana Salazar, Maria Gambina, Alexandra Moura e Manuel Alves. Cada uma das peças foi produzida em parceria com uma empresa do sector têxtil, que forneceu aos estilistas materiais orgânicos ou reciclados.

Sampaio, Burel, Filasa, Joaps, Lemar, Lipaco, LMA, Lurdes Sampaio, NGS, RDD Textiles, SMBM, Tapa Costuras, Têxteis António Falcão, Penedo, Tintex e Troficolor são as empresas representadas no espaço Green Circle.

Na Neonyt Berlin, que faz parte integrante da Berlin Fashion Week (que encerra hoje, 17 de Janeiro) e é o único evento europeu dedicado exclusivamente à moda ética e sustentável. Para além da mostra Green Circle, participam outras nove marcas portuguesas: Artelusa, Cleonice, Marita Moreno, Ultrashoes e Procalçado, NAE Vegan, Näz, Rutz e Steelground.

Os critérios de seleção para a participação de uma empresa nesta feira internacional são elevados. A sustentabilidade é um requisito fundamental e, de acordo com a política de sustentabilidade que a Messe Frankfurt desenvolveu em conjunto com a Get Changed!, pelo menos 70% dos artigos têm de obedecer a esses critérios.

Em termos de moda sustentável, a produção nacional estará novamente exposta ao mundo em Copenhaga, capital da Dinamarca, a quando da realização, em maio próximo, da Fashion Summit da cidade.

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