T
A Lectra, grupo responsável pela investigação de novos materiais e novas aplicações, acaba de anunciar a abertura de seu Innovation Lab, localizado no coração do campus tecnológico da empresa (em Bordeaux-Cestas, França), e destinado a “capturar tendências emergentes, antecipar evoluções e aprimorar soluções tecnológicas futuras”. As inovações resultantes do trabalho do novo laboratório estão voltadas principalmente para os mercados da moda e dos componentes automóveis, entre outros.
Para a Lectra, “a inovação disruptiva não pode ser concebida isoladamente”, refere o grupo em comunicado: “as equipes do Innovation Lab trabalham em colaboração com as organizações empresariais nos seus próprios ecossistemas.
As primeiras inovações resultantes destas colaborações estão exatamente no âmbito da indústria da moda: repensar toda a cadeia de valor da indústria – marcas, fabricantes, distribuidores, etc. – é o desafio, ou um deles.
O trabalho do Innovation Lab acelerou o projeto Digtex. Este projeto, centrado na digitalização do desenvolvimento têxtil, foi lançado pela Lectra e pelo Centro Europeu de Inovação Têxtil (CETI), com a colaboração da École Nationale Supérieure des Arts et Industries Textiles (ENSAIT). É co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pela região da Nouvelle-Aquitaine. A investigação vai no sentido, entre outros, envolver o consumidor final na criação de vestuário personalizado ou reforçar a rastreabilidade do vestuário.
A Lectra está envolvida na criação de tecnologias que facilitem a transformação digital da indústria. Fundada em 1973, a Lectra tem atualmente 32 subsidiárias em todo o mundo – que respondem à procura em mais de 100 países. Com mais de 1.700 funcionários, a Lectra registou receitas próximas dos 300 milhões de euros em 2017 e está listada na Euronext.