17 Julho 20
Inovação

António Moreira Gonçalves

Latino avança para a criação de EPI ativos e sustentáveis

Criar uma nova geração de equipamentos de protecção, que não sejam apenas uma barreira física à transmissão do vírus, mas tenham também com ação anti-bacteorológica e anti-vírica. Este é o conceito do Active Protection, o novo projecto do NidProtech, o Núcleo de I&D da Latino Group, empresa portuguesa especializada em workwear e vestuário de protecção, que com o apoio do Compete 2020, quer também criar uma alternativa sustentável aos artigos descartáveis.

Batas, toucas e perneiras são alguns dos artigos que estão incluídos no projecto da têxtil de Braga liderada por Clementina Freitas, que conta também com a participação da Universidade do Minho,  Sciencentris, TecMinho e  Pixartidea num consórcio de empresas e centros de tecnologia já com experiência em vestuário técnico e de defesa.

“O projeto consiste no desenvolvimento, no âmbito das ações COVID-19, de uma nova geração EPI reutilizáveis com funcionalização anti-bacteorológica e anti-vírica para contexto profissional”, explica Manuel Cruz (foto), Coordenador do NidProtech, em declarações à plataforma do Compete 2020.

Num contexto de pandemia à escala global, o Active Protection procura elevar a fasquia na qualidade dos equipamentos de protecção individual, utilizados sobretudos pelos profissionais de saúde. O objetivo é ultrapassar o conceito de barreira física com um comportamento apenas passivo, e desenvolver uma nova geração de equipamentos com um comportamento ativo no combate à propagação da doença. Para isso serão utilizados substratos têxteis com recurso a revestimentos poliméricos funcionalizados com nanopartículas de óxidos metálicos. Com esta tecnologia, o projecto espera criar barreiras ativas que protegem de ameaças químicas e biológicas, como vírus e bactérias.

Para além disso, o Active Protection procura também que todo este vestuário seja reutilizável, de forma a evitar o desperdício e diminuir o impacto ambiental, sendo que em ambiente hospitalar continuam a ser as alternativas descartáveis as mais procuradas.

O projeto conta com o apoio do Compete 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Atividade de Investigação e Desenvolvimento e Investimento em Infraestruturas de Ensaio e Otimização (COVID-19), envolvendo um investimento elegível FEDER de 232 mil euros o que resultou num incentivo FEDER de 201 mil euros.

Partilhar