18 agosto 23
Inovação

Maria Monteiro

Investigador da U. Minho estuda soluções têxteis inovadoras

Daniel Vieira, investigador da Universidade do Minho e designer industrial, está a desenvolver um projeto, intitulado ‘Metodologias de Design para Produtos Têxteis Inteligentes na Área do Desporto’, cujo objetivo é interligar o design de moda e a inovação tecnológica na vertente desportiva.

Focado para já nas modalidades do ciclismo e da esgrima, a investigação surge no âmbito da tese de doutoramento de Daniel Vieira em Design de Moda pela Escola de Engenharia da U. Minho e Universidade da Beira Interior. O objetivo é implementar na roupa desportiva a inovação e design, tanto pela tecnologia têxtil eletrónica, como pelos materiais e acabamentos têxteis, revela o jornal Diário do Minho.

A partir da tese, foram desenvolvidos dois estudos de produtos inteligentes na área do desporto: o ‘Smartsuit’ e o ‘Avantgarde’. O primeiro é baseado no chamado modelo ‘Duplo Diamante’ e trata-se essencialmente de um ‘skinsuit’ inteligente para o ciclismo, que monitoriza a frequência cardíaca por eletrocardiografia e envia depois a informação para uma aplicação móvel. O segundo visa o desenvolvimento de um uniforme inteligente para a modalidade de esgrima, com um sensor de pressão piezorresistivo flexível integrado no têxtil, que é capaz de capturar o desempenho do toque da arma, bem como os movimentos do atleta e de diferentes zonas corporais.

Segundo Daniel Vieira, citado pelo Diário do Minho, “é fundamental que se continue a interligar o design de moda e a inovação tecnológica, apesar dos seus inúmeros desafios, de modo a oferecer ao utilizador novas funcionalidades”.

Partilhar