27 novembro 19
Tecnologia

Mariana d'Orey

KET’s são uma das chaves para a competitividade da indústria

A competitividade é “a chave do sucesso para a economia europeia”, disse o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Torres, no âmbito da sessão de abertura do seminário Boosting Innovation, organizado pelo CeNTI e pelo Cluster Têxtil – Tecnologia e Moda.

Ainda a decorrer ao longo da tarde na Biblioteca Almeida Garrett, o secretário de Estado alinhava assim com o propósito do seminário, que pretende debater o papel fundamental das Key Enabling Technologies (KET’s) para alavancar a capacidade de inovação da indústria nacional e europeia. João Torres referiu ainda a importância de uma Europa unida para criar “uma economia resiliente, diversificada e robusta, através da qualificação do capital humano e científico disponível”.

As preocupação ambientais não ficaram de fora da sessão de abertura do seminário. O secretário de Estado lembrou “o enorme potencial que a nanotecnologia tem na diminuição da pegada ecológica das nossas empresas e para a promoção da tão importante economia circular”.

Por seu turno, António Brás Costa, diretor-geral do CITEVE, referiu “como as indústrias tradicionais podem incorporar tecnologias altamente inovadoras”, precisamente as KET’s, tendo referido os exemplos de projetos já em curso em algumas empresas do sector têxtil português.

O seminário Boosting Innovation tem como intuito debater a importância das tecnologias inovadoras para a competitividade das empresas portuguesas, em sectores tão distintos como o automóvel, o têxtil ou a energia.

Partilhar