04 Abril 19
Congresso

António Moreira Gonçalves

Portugal como farol da inovação têxtil

O iTechStyle Summit 19 fica marcado pelo número recorde de inscritos, mais de 800, mas também por se afirmar como fórum internacional da inovação têxtil. Prova disso é a presença de oradores e participantes de 24 nacionalidades diferentes, a começar pela vizinha Espanha, mas abrangendo geografias bem mais distantes, como Israel, EUA, Brasil ou Índia.

Entre empresários, quadros de grandes empresas e investigadores universitários, todos vêm a à procura do conhecimento e preparados para estabelecer novas parcerias. “São pessoas que estão habituadas a partilhar e a discutir ideias”, resume Braz Costa, director-geral do CITEVE.

Ao longo destes três dias de conferência estivemos à conversa com cinco participantes, de cinco nacionalidades diferentes. Ao T jornal confessam que de Portugal não levam apenas novas ideias, mas também boas sensações e recordações.

Espanha – Andrés Garcia Ferreira, Responsável de Projecto no Grupo Copo

AndresGarciaFerreira_GrupoCopo

Venho à conferência à procura de novas soluções para a indústria automóvel. O nosso grupo empresarial fornece componentes têxteis para marcas como a Volkswagen, a Citroen e a Seat, e estamos constantemente à procura de novidades para apresentar a estes clientes. Apesar da conferência estar mais orientada para a moda e vestuário, já registei alguns desenvolvimentos interessantes nas matérias-primas, como no Poliéster Reciclado, onde se têm verificado aperfeiçoamentos.

Atualmente o nosso grupo já trabalha com algumas empresas portuguesas – em Santo Tirso, Maia e São João da Madeira – e estar no iTechStyle Summit acaba sempre por valer a pena. A localização é muito boa, como estamos sediados em Vigo, é apenas uma hora e meia de viagem.

Turquia –  Gözde Göncü Berk, Professora Assistente na UC Davis (EUA) e fundadora da WearLab

ProfessoradaUCDavis

É a minha primeira vez no iTechStyle Summit e posso dizer que nunca estive num congresso como este. É impressionante como no público tanto se podem ver empresários como investigadores científicos. Normalmente os eventos são mais especializados e apenas chegam a um dos sectores.

Apesar de ter nacionalidade turca, estou na conferência como professora universitária da UC Davis, na Califórnia, Estados Unidos. Para além disso sou fundadora da da WearLab, uma start-up especializada em desenvolver novos equipamentos para a área dos cuidados de saúde, e venho à convenção apresentar um novo equipamento capaz de prevenir a incontinência urinária.

À parte da conferência, estou impressionada com toda a cidade. Como cheguei um dia antes do evento, aproveitei para ir ver o centro histórico e a Ribeira. É tudo tão bonito, desde os azulejos à arquitetura das casas, é uma verdadeira delícia ter a oportunidade de visitar uma cidade tão interessante.

Itália – Daniele Spinelli, Gestor de Projecto na Next Tecnology Tecnotessile

Daniele_Spinelli

Já estive na edição de 2017, mas este ano para além de assistir tenho também a oportunidade de participar num dos painéis. As apresentações estão a ser muito interessantes porque focam nas grandes questões da indústria internacional, como a economia circular ou a maior procura por conforto e performance. Nota-se que Portugal acompanha as grandes tendências da indústria europeia.

República Checa – Jana Sasková, Professora da Universidade de Liberec

Professora_Liberec

Para mim o congresso é muito interessante porque foca algumas dos assuntos em que eu trabalho no dia-a-dia, desde os acabamentos têxteis à aplicação de fibra ótica ou de nanotecnologias. Como professora acabo sempre por levar alguma desta informação para os meus alunos.

Portugal tem um significado especial para mim. Quando ainda era estudante fiz um projecto de mobilidade e vim para a Universidade do Minho, em Guimarães, durante vários meses. Assim é a oportunidade perfeita para revisitar Portugal. Estou muito impressionada com a cidade do Porto, quando cá estive tudo era completamente diferente, nem sequer existia metro, e agora a cidade está mais cuidada. É uma sitio fantástico e está cada vez mais valorizado.

Israel – Aharon Gedanken, Professor na Universidade de Bar-Ilan

Professor_Israel

Sou químico de formação e esta é a primeira vez que estou presente num congresso especializado em têxteis. Venho apresentar um método de revestimento revolucionário, que resiste a lavagem e é antibacteriano e repelente à água, entre outras propriedades. Esta tecnologia pode ser aplicada em muitos materiais como o plástico ou o papel, mas também em têxteis, e nesta área decidi apresenta-lo aqui, no iTechStyle Summit.

Para além disso também conheço muito bem Portugal, já cá estive várias vezes, e é sempre uma ótima oportunidade para rever estas praias magníficas.

Partilhar