24 maio 23
Sustentabilidade

Ana Rodrigues

Indústria têxtil e do vestuário incorpora conceito ‘bio’

Durante três dias, na quinta edição da iTechStyle Summit, numa organização conjunta entre o CITEVE e The European Technology Platform for the Future of Textiles and Clothing, o ‘bio’ viu aumentar a sua importância: bioeconomia, biodesign, biomateriais. Uma tendência que não passou despercebida à rádio TSF.

Reunindo 600 participantes e 54 oradores de 12 nacionalidades para em conjunto debaterem o presente e o futuro do sector, a ‘bio’ foi um tema central dos trabalhos. “Temos tentado sempre trazer os temas que são mais prementes, ou aqueles que nós entendemos que, não estando ainda disseminados, vão aparecer na vida das empresas num prazo muito curto”, explicou Braz Costa, diretor-geral do CITEVE.

Em evidência esteve o projeto be@t , que contou com a presença de 400 convidados, nomeadamente o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro. O be@t é um consórcio liderado pelo CITEVE, que tem como objetivo uma mudança de paradigma que se concretiza no aproveitamento de recursos biológicos, em alternativa às matérias de base fóssil, sem abdicar de elevados padrões de qualidade.

Entre todos os intervenientes presentes e todos os debates nestes três dias, o objetivo ficou claro: é preciso apostar numa agenda sustentável e circular que esteja aberta para o contributo de todos e, neste sentido, o ‘bio’ tem que ser cada vez mais evidente.

Partilhar