27 julho 20
Sustentabilidade

T

Inovação da Ecofoot para tingimento recebe apoios europeus

A Ecofoot, uma spin-off da Universidade do Minho que está a desenvolver um projecto sustentável e inovador para tingimento têxtil, acaba de ser escolhida para receber financiamento do Conselho Europeu de Inovação. Ao todo, foram seleccionados 64 projetos entre os quais será dividido um fundo de 307 milhões de euros.

São iniciativas com potencial para contribuírem para os objetivos da estratégia para o Pacto Ecológico Europeu e o Plano de Recuperação para a Europa. Para garantir financiamento, a Ecofoot apresentou o projeto que criou o H2COLOR-AUX, um composto absolutamente inovador que impede a hidrólise no processo de tingimento de têxteis. A par do efeito de redução do número de lavagens e consequentemente redução nos custos da água e da energia, poupa também nos poluentes e no tempo de produção das tintas.

Já numa etapa adiantada de desenvolvimento do projecto, a Ecofoot está agora a trabalhar na sua segunda fase, que prepara o lançamento comercial do H2COLOR-AUX. Para validação interna e da eficácia, a spin-off vai produzir 24 toneladas do composto com um conjunto de três tinturarias, duas em Portugal e uma em Itália.

Instalada no Avepark, nas Taipas, Guimarães, a Ecofoot dedica-se às soluções de química têxtil, sendo um dos projectos empresariais de inspiração académica tutelados e concebidos por Jaime Rocha Gomes, que é também o actual director do Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho.

Partilhar