11 MAIO 18
Festival Eurovisão
da Canção

T

Inês Torcato veste Cláudia e Isaura na final da Eurovisão

Preto e azul marinho foram os tons escolhidos por Inês Torcato para a atuação de Isaura Santos e Cláudia Pascoal na final do Festival Eurovisão da Canção. Modelos desenhados à medida para o evento foram totalmente produzidos pela ITV nacional.

A indústria têxtil portuguesa estará assim também em palco na final da Eurovisão em Lisboa, este sábado, dia 12. Inês Torcato foi a escolhida entre vários concorrentes para desenhar os modelos a serem utilizados pela dupla nacional. A estilista, formada na ESAD Matosinhos, revela que para este projeto teve grande liberdade, apesar de algumas limitações: “No caso da Cláudia, da cintura para cima teria de ser em tons escuros, por causa dos planos de câmara e luzes. Como a atuação é intimista, o objetivo era não distrair da expressão facial e da música, e então optamos por um corpete preto e um casaco em preto e azul marinho com uma mistura de materiais.”

Diferentes entre si, ambos os modelos são desenhados na mesma paleta de cores, conjugando vários tecidos. “O vestido da Cláudia tem sete tecidos diferentes, todos de confeção nacional, desde rendas e mousselines à aplicação de ganga encerada. A ganga, por exemplo, foi disponibilizada pela Troficolor”. Para além de procurar a harmonia entre as duas, Inês Torcato tentou manter-se fiel ao diferente estilo das cantoras. Cláudia irá atuar com um vestido de cauda com mais de 2,5 metros e Isaura de calças de ganga preta, t-shirt e um híbrido entre “casaco e blazer”. O calçado de ambas é também da autoria da designer trofense.

unnamed (1)

Adepta confessa do Festival da Eurovisão, Inês Torcato admite que foi uma enorme surpresa a “dimensão e o detalhe” da organização do evento, que se revelam também no plano da moda, onde todas as delegações procuram destacar-se. Nesta edição do festival, realizado pela primeira vez em Portugal, especiais atenções estarão reservadas também para o modelo da representante francesa, que será desenhado pelo famoso estilista Jean Paul Gaultier.

Partilhar