14 março 19
Feiras

T

Heimtextil Rússia: um mundo de oportunidades para a têxtil portuguesa

A decorrer entre os dias 17 e 19 de Setembro, em Moscovo, a Heimtextil Rússia representa como um mundo de oportunidades para as empresas portuguesas que queiram alargar a sua área de influência a este gigante mundial. O produto acabado e os têxteis lar de gama alta, uma das imagens de marca da nossa indústria têxtil, são os mais procurados em solo russo, fazendo da Heimtextil Russia uma feira com enorme potencial para a fileira lusa.

Com uma população de perto de 147 milhões de pessoas, a franca estabilidade económica do país está a tornar o mercado russo bastante atrativo. No ranking Bloomberg de países desenvolvidos, a Rússia subiu de 7º para 2º lugar, ultrapassando a China, e no mercado interno, as vendas a retalho subiram 2,6% na primeira metade de 2018, um resultado direto dos aumentos nos salários.

O aumento do comércio eletrónico no país – em 2018 representou cerca de 185 mil milhões de rublos (cerca de 2,5 mil milhões de euros) e a manter-se a tendência, espera-se que em 2023 este número duplique – fez igualmente crescer a procura por produto acabado, uma necessidade que, sozinho, o mercado russo não consegue satisfazer.

Maquinaria obsoleta, falta de matérias-primas e uma transição dificultosa do antigo modelo soviético para uma economia de mercado resultaram numa escassez de produtores têxteis e, consequentemente, de produtos têxteis. Os que existem, para além de não conseguirem cobrir a procura, são de baixa qualidade.

É, portanto, a oportunidade perfeita para as empresas estrangeiras entrarem no país e explorarem este nicho de mercado, tanto como fornecedoras de produto acabado, como de tecidos e acessórios a serem adquiridos para transformação pelas mais variadas empresas russas.

Para tal, foi inclusive anunciado pelo vice-presidente do governo de Ivanono – o centro têxtil da Rússia – que a região está empenhada em fortalecer laços económicos com outros países, um compromisso que já garantiu que várias empresas italianas e russas, tais como a Stellini Textile Group, Mirtex e a Dilan Tekstile tenham investido na indústria têxtil da região.

Aspetos positivos a que se vêm juntar também um boom na construção e na procura de casa e o aumento do turismo, que consequentemente levam a uma maior procura por produtos de têxteis lar e decoração. No caso dos hotéis, a procura por produtos de gama alta e de elevada qualidade, características pelas quais é bem reconhecida a indústria têxtil portuguesa, podem representar um atrativo para a fileira nacional.

Sendo a única feira especializada em têxtil lar na Rússia, há já 20 anos que a Heimtextil Rússia se afirma como a principal plataforma do país direcionada para a indústria têxtil e todos os anos recebe nas suas instalações profissionais de todo o mundo, de fabricantes a importadores, passando também por distribuidores, grossistas, retalhistas e representantes das empresas, assim como designers e decoradores.

In 2018, a Heimtextil Rússia acolheu cerca de 230 expositores provenientes de 19 países e foi visitada por mais de 17 mil visitantes profissionais oriundos das mais variadas regiões russas e das Comunidades dos Estados Independentes.

Partilhar