22 Março 2019
Seminário

T

Fibrenamics debate a indústria e a próxima geração tecnológica

O Fibrenamics Impulse está de regresso já na próxima terça-feira, dia 26 de Março, para um olhar aprofundado a sobre inovação e transferência de conhecimento entre universidades e a indústria nacional. Um debate que envolve empresas e entidades como a Agência Nacional de Inovação e a Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial.

A iniciativa da Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, vai decorrer no Altice Forum e tem como tema central “A Próxima Geração Tecnológica’, juntando empresas e académicos com o objectivo de avaliarem se esta a indústria nacional pronta para receber a próxima geração tecnológica, numa altura em que a automatização da indústria acelera e a inteligência artificial ganha terreno.

Com o Fibrenamics Impulse 2019 estão também em debate as perspectivas de ciclos de produção mais ágeis e feitos à medida para evitar desperdícios que começam a surgir na indústria portuguesa como sinal dos primeiros passos em direção à próxima geração industrial.

A Fibrenamics é uma plataforma internacional da Universidade do Minho para o desenvolvimento de produtos com base em fibras que atua em vários setores, desde o têxtil à arquitetura, passando pela construção, o desporto, a medicina, a proteção e os transportes. Em 2017 foi seleccionada pela Comissão Europeia como caso de estudo, por considerar ser um exemplo de boas práticas na promoção de uma relação de cooperação entre a universidade e o meio empresarial.

O encontro tem início marcado para as 14h30 com entrada livre, mediante inscrição.

Programa

14h00 – Check-in

14h30 – Sessão de Abertura

Eduardo Maldonado Presidente da Agência Nacional de Inovação

Raul Fangueiro Coordenador da Fibrenamics – Universidade do Minho

15h00 – A Próxima Geração Tecnológica

Paulo Reis Mourão Professor na Universidade do Minho e Comentador

15h45 – A Inteligência Artificial na Indústria

Paulo Novais Professor da UMinho, Pre. Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial

16h15 – Coffee Break

16h30 – Indústria 4.0: Os Desafios de 2019

Jorge Nadais Associate Partner da Deloitte

17h00 – Fibrenamics: Criar o Futuro

Raul Fangueiro Coordenador da Fibrenamics – Universidade do Minho

17h30 – Perguntas & Respostas

17h45 – Encerramento

 

Partilhar