28 Junho 19
Têxteis-lar

António Moreira Gonçalves

“Fazemos bem e o valor médio é cada vez mais alto”

“Somos bons, fazemos bem e o valor médio é cada vez mais alto”, foi assim que Eurico Brilhante Dias resumiu o estado da arte dos têxteis-lar nacionais. O secretário de Estado da Internacionalização visitou pela primeira vez a Guimarães Home Fashion Week e mostrou-se impressionado pelo que viu.

“Eventos como este têm a grande vantagem de trazer as pessoas a Portugal e de elas poderem passar por aqui e pelas fábricas”, destacou Eurico Brilhante Dias. Numa visita prolongada, o governante conversou com todas as 53 empresas expositoras – muitas já conhecidas de visitas em feiras como Heimtextil ou Maison & Objet – e teceu elogios à proatividade do sector: “Os têxteis-lar exportam uma parte muito significativa da sua produção e Portugal tem uma oferta diferenciada, com muita qualidade”.

Depois de dois dias de exposição na Pousada de Santa Marinha da Costa, os contactos continuam esta sexta-feira, com os compradores a visitarem as fábricas da região. Entre expositores e visitantes já há também quem marque novo encontro para 2020.

A 4ª edição da GHFW foi marcada pelo recorde de compradores internacionais. Sem entrar em números definitivos, Maria Alberta Canizes, responsável pela organização, adianta que o número de visitantes “ultrapassou bastante” a estimativa inicial de 320 presenças. No ano passado tinham sido 260.

“Tivemos muitos compradores internacionais, especialmente do Japão e dos Estados Unidos, mas também de vários mercados novos, como o Brasil, a Austrália ou o México. Sobretudo o primeiro dia foi muito forte, com visitantes a fazerem fila para entrarem nos stands”, explica a organizadora.

Do lado dos expositores, o balanço é também positivo, com o registo de novos mercados e de clientes interessados em visitar fábricas. Rosacel, LasaHome e PBQ são apenas alguns exemplos de empresas que estão a receber a visita de compradores que contactaram no evento.

Com o fechar das portas, a organização faz pontaria ao próximo ano. “2020 já começou”, afirma Maria Alberta Canizes. “O evento começa a fazer eco e os expositores querem os seus lugares marcados. Do lado dos compradores, temos muitos que já são presença assídua ano após ano”, acrescenta.

A 5ª Guimarães Home Fashion Week está marcada para o mesmo local, a Pousada de Santa Marinha da Costa, entre os dias 16 e 19 de Junho de 2020. A organização prevê um aumento no espaço de exposição e aponta para a presença de 60 empresas.

Partilhar