01 julho 20
União Europeia

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Europa atrai jovens para o têxtil por via digital

A campanha ‘Open Your Mind’, promovida pela Comissão Europeia, iniciou uma nova fase com a realização de um conjunto de webinars destinado a alunos do 9º ao 12º ano, em idade de decisão das suas carreiras. O objetivo mantém-se: atrair jovens com menos de 30 anos para trabalharem nos setores tradicionais da indústria europeia – onde se incluiu, como não podia deixar de ser, o têxtil.

A conversão da campanha – da responsabilidade da EASME (Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises) e da DG GROW (Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs) – para o modelo online permitiu a presença de várias empresas, centros de formação e profissionais do setor, que o formato físico dificilmente permitiria reunir. Foi também possível chegar a mais participantes, sem a limitação de espaço, tendo-se registado a participação de 200 alunos online.

O primeiro webinar teve como oradores José Manuel Castro da Modatex; Gonçalo Santos da APIC, Associação Portuguesa dos Industriais de Curtumes; e Paula Gil do CFPIC, Academia Design e Calçado. O segundo webinar teve como intervenientes Ana Sousa, da Vandoma, empresa exportadora de gravatas; Hélder Maias, do Grupo Procalçado, detentora das marcas For Ever/Wock e Lemon Jelly, e Hugo Costa, designer de moda.

Para a Comissão Europeia, a captação de talento jovem torna-se essencial numa altura em que a inovação, as tecnologias digitais e a sustentabilidade são cada vez mais imprescindíveis nestas indústrias.

Estão ainda planeadas ações junto dos Institutos Politécnicos de Lisboa e Leiria, bem como divulgações junto de escolas secundárias. Para além de Portugal, a campanha está a ser implementada em mais cinco países europeus – Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha.

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