25 junho 20
Exportações

T

COSEC: exportações para fora da OCDE com forte procura

Entre março e maio deste ano, as operações aprovadas no âmbito da Linha de Seguros de Créditos de Curto Prazo para países fora da OCDE com garantia do Estado, gerida pela COSEC – Companhia de Seguro de Créditos, atingiram 50 milhões de euros, potenciando exportações de 229 milhões, cerca de 7% das exportações portuguesas para fora da União Europeia.

Durante esses três meses, o número de pedidos submetidos pelas empresas portuguesas a esta linha aumentou cerca de 47% relativamente ao mesmo período de 2019, em consequência da redução dos níveis de cobertura por parte das companhias de seguros de créditos comerciais, decorrente do aumento de risco causado pela pandemia de Covid 19 e da subsequente crise económica.

Apesar do aumento da procura, e com a totalidade das equipas em teletrabalho, “foi possível à COSEC reduzir o prazo médio de decisão em cerca de 40%, para 5,8 dias úteis desde a entrada da candidatura, em coberturas até um milhão de euros, limite de competência de decisão atribuída à COSEC nesta linha”, refere a companhia.

Atualmente, todo o processo desta linha, a que verifica a maior procura, é realizado online, desde a apresentação das candidaturas pelas empresas, na plataforma SCGEnet, à avaliação e decisão sobre o Seguro de Créditos com Garantia do Estado e à própria contratação dos seguros, com emissão e disponibilização dos documentos contratuais aos segurados na mesma plataforma.

A COSEC é a seguradora líder em Portugal nos ramos do seguro de créditos e caução, oferecendo soluções para apoio à gestão e controlo de créditos, bem como garantias de seguro caução. A companha é, desde a sua constituição, em 1969, responsável pela gestão do Sistema de Seguro de Créditos com Garantia do Estado português.

Partilhar