06 maio 22
Empresas

T

COSEC antevê aumento das insolvências na Zona Euro

A guerra na Ucrânia deverá levar a um abrandamento económico à escala global e “na Zona Euro, a desaceleração do crescimento da atividade pode traduzir-se num aumento do risco de incumprimento de pagamentos por parte das empresas, o que pode resultar numa subida de 12% das insolvências”, estimam os economistas da Allianz Trade, acionista da COSEC.

No estudo ‘Corporate credit: straddle or struggle?’, a COSEC afirma que “este crescimento das insolvências na área da moeda única espelha uma realidade desigual entre os Estados-membros. A economia italiana já registava um aumento das insolvências no ano passado enquanto a economia germânica e a francesa registavam níveis baixos” afirma Jordi Basco Carrera, especialista da Allianz Trade.

Uma política monetária baseada em taxas de juro mais altas que pode levar a uma diminuição da procura por bens mas, por outro lado, a um maior controlo da inflação, maiores restrições na concessão de crédito e também a uma subida das taxas de incumprimento pelas empresas.

“Até ao momento, os fortes balanços das empresas, conjugados com um aumento da rentabilidade e do investimento, parecem ter protegido muitas empresas dos preços elevados de produção. Contudo, os efeitos reais sobre as empresas ainda não são totalmente claros”, admite Jordi Basco Carrera.

“Algumas diferenças regionais tornaram-se mais proeminentes depois do início da guerra na Ucrânia. Esperamos que os resultados das empresas na Europa sejam mais afetados que os das companhias no resto do mundo”, remata o especialista da Allianz Trade. A COSEC admite que o aumento das insolvências nos Estados Unidos não vá além dos 7%.

Partilhar