20 Maio 20
Equipamentos de protecção

António Moreira Gonçalves

Certificações CITEVE: já há máscaras aprovadas para mais lavagens

É uma máquina em constante movimento. Os laboratórios do CITEVE têm trabalhado todos os dias na análise e certificação de máscaras e outros equipamentos de protecção para a epidemia. Atualmente a lista completa, de materiais e produtos, conta com mais de 900 referências, sendo que a principal novidade são as máscaras de uso comunitário já aprovadas para ciclos de 10, 15 ou até 25 lavagens.

Atualizadas todos os dias – por vezes já noite dentro, como esta terça-feira, cuja ultima atualização foi submetida às 22 horas – as listas de materiais, produtos e máscaras com certificação Covid-19 não param de crescer, tanto em número como em variedade. Em apenas uma semana, foram cerca de 300 as novas referências a receberem o selo de garantia do CITEVE, sendo que todos os dias são mais de 200 as amostras que são apresentadas por empresas do sector à aprovação do centro.

Para além de analisar os novos artigos que vão chegando, os laboratórios do CITEVE continuam também a avaliar alguns dos produtos já aprovados. No caso das máscaras, o objetivo é apurar a resistência das amostras a ciclos com um maior número de lavagens. Um processo que demora tempo, mas que começa a apresentar os primeiros resultados, com várias amostras a serem aprovadas para 10, 15 ou 25 lavagens.

Tratam-se de máscaras que num primeiro momento tinham sido aprovadas só para ciclos de cinco lavagens e que agora estão a subir na escala de certificações. Neste momento a lista do CITEVE conta com quinze máscaras aprovadas para 25 lavagens, três máscaras para 15 lavagens e 12 máscaras para 10 lavagens. O mesmo está a suceder em relação a outros equipamentos de protecção individual, como batas, cobre botas, cogulas ou manguitos, onde já constam vários exemplares certificados para ciclos de até 25 lavagens.

Os laboratórios do CITEVE, que têm trabalhado em dois turnos – sendo que todos os dias são submetidos a um processo de desinfecção – continuam a trabalhar na análise das amostras recebidas. Até esta terça-feira, tinham sido registadas 909 aprovações: 299 materiais, 223 produtos e 387 máscaras. O centro disponibiliza também ao público a lista completa de empresas com artigos já aprovados.

Partilhar