7 Março 2018
Fardamento

T

Camuflados do Exército mudam de padrão

O CITEVE, empresas têxteis e o Exército desenvolveram o novo padrão do fardamento camuflado que vai equipar o soldado português (ver foto). Mas esse é só um dos aspectos do trabalho que o CITEVE, a Damel, a Riopele, a Asampaio, a Lavoro Europe e a Monte Campo, veem produzindo para o Estado Maior do Exército no âmbito do programa Sistemas de Combate do Soldado (SCS), que visa dotar o militar com todos os equipamentos de combate utilizados de forma integrada, incremental e aberta.

Esse programa abrange três áreas complementares, uma das quais a Sobrevivência, em que se inclui o fardamento e sistemas de carga cujo principal objetivo é aumentar a capacidade de sobrevivência do soldado, tanto evitando a sua deteção, como equipando-o com fardamento que lhe confira maior proteção.

Neste âmbito, o CITEVE estabeleceu um consórcio formado por empresas com competências complementares e multidisciplinares a saber: Damel – fardamento de combate e fardamento impermeável; Lavoro Europe – botas de combate; Monte Campo – sistemas de carga e Riopele – tecidos para o fardamento e sistemas de carga. Para a área das malhas, estabeleceu uma parceria com a ASampaio.

É um trabalho de equipa entre todas as entidades, no sentido de desenvolver as especificações técnicas relativas aos tecidos (a utilizar nos respetivos equipamentos de fardamento e sistemas de carga), aos protótipos do fardamento de combate, do fardamento impermeável, do conjunto underwear e das mochilas.

Em paralelo foi também efetuado o levantamento das medidas antropométricas dos militares (248 homens e 23 mulheres) que decorreu em Santa Margarida – Batalhão de Infantaria Mecanizado e também nas Instalações do CITEVE em V.N. Famalicão.

Partilhar