09 julho 18
Acabamentos

T

Biblioteca com 10 mil amostras é vantagem competitiva da ATB

Uma biblioteca com 10 mil amostras é um dos trunfos de que a Acabamentos Têxteis de Barcelos (ATB) mais se orgulha e lhe permitem manter-se competitiva num mundo em que a fast fashion é rainha e a tradição das duas coleções por ano está em vias de extinção, substituída pelo alucinante ritmo de 52 cápsulas por ano, à razão de uma por semana.

“As encomendas são sempre para ontem”, graceja Mário Mano, fundador da ATB, a propósito da optimização em curso nas cadeias de fornecimento, que encurtaram drasticamente o lapso de tempo que decorre entre a peça ser desenhada e chegar às prateleiras das lojas.

A ATB tinge e acaba entre 36 a 40 toneladas de tecidos por dia, para uma carteira de clientes onde constam Benetton, Esprit, Mango e o grupo Inditex – que esta primavera colocou nesta empresa uma encomenda de 600 toneladas de malhas, no valor de 1,5 milhões de euros, pouco usual nos dias que correm, atendendo ao volume.

“As encomendas que recebemos são normalmente de pequenas quantidades, com prazos médios de uma semana, desde a sua recepção até à entrega do produto acabado. Chegamos a receber ordens numa quinta feira à tarde e entregá-las ao cliente na manhã da segunda feira seguinte”, conta Mário Mano.

Para conseguir esta agilidade na sua capacidade de resposta, a ATB conta com os bons ofícios da empresa irmã Etevimol, que se dedica à tricotagem de malhas, também em Barcelos, e conta com 87 trabalhadores e 160 teares.

Com 187 trabalhadores e trabalhando em três turnos, 24 horas por dia, a ATB acaba não só as malhas produzidas na Etevimol, mas também tecidos de lã, em regime de prestação de serviços.

“As mais de dez mil amostras que temos em stock são uma das nossas vantagens competitivas. Termos tudo bem organizado permite-nos responder na hora aos pedidos de um cliente que precisa urgentemente de cinco metros de um determinado tecido para fazer um protótipo”, explica Ricardo, filho de Mário, fundador da ATB e a segunda geração de Manos na empresa.

Partilhar