22 junho 23
Empresas

Bebiana Rocha

Test Beds: quinteto de luxo acelera criação de produto têxtil

Um consórcio composto pelas empresas RDD Textiles, Tearfil, ATB, TMG Group e Petratex acaba de divulgar uma plataforma tecnológica destinada a acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços, com o foco na sustentabilidade e na economia circular. O projeto chama-se Test Beds 4 Advance Textile Materials e destina-se a startups e PME’s nacionais e internacionais.

A plataforma é apresentada como uma Development Boutique Factory e distingue-se “pela transversalidade na cadeia de valor, contribuindo para a utilização de materiais/fibras – consideradas next generation materials”, lê-se no site. “O objetivo é elevar [os projetos submetidos] a pelo menos um TRL 5, acelerando assim a sua produção, industrialização e comercialização”, acrescenta.

TRL significa Technology Readiness Level, ou seja, tem a ver com o nível de maturidade de cada projeto/produto. Varia numa escala com intervalo entre 1 e 9 em termos de fases em que se encontra e a ideia é que todos os que submetam trabalhos para o Test Beds terminem num nível entre 5 e 9 de execução.

O projeto funciona numa lógica colaborativa, onde cada empresa do consórcio contribuiu com o seu know-how, seja na área de desenvolvimento, confeção, à tinturaria e fiação, para que o resultado final seja realmente transformador. A plataforma estará no ativo até setembro de 2025 e integra-se nos projetos aprovados no âmbito do PRR.

Partilhar