19 Julho 2018
Inovação

António Gonçalves

Barcelcom inova no mercado e na alta competição

É com um pé na saúde e outro no desporto de alta competição que o projeto Meditube da Barcelcom chega ao mercado e com resultados promissores a nível internacional. Na Alfândega do Porto, perante uma audiência de investigadores, cientistas e empresários, a têxtil de Barcelos apresentou as suas inovadoras meias tecnológicas que já chegaram à elite do futebol e à Fórmula 1.

BB-Vein, Electro Socks e Diabetic Socks são as peúgas e mangas da Barcelcom que resultaram do projeto de investigação Meditube, protagonizado pela empresa em parceria com a Universidade do Minho e o CeNTI e co-financiado pelo Norte 2020. No Showcase de Inovação, realizado esta quarta-feira, a empresa mostrou os resultados dos vários testes científicos já realizados e deu ainda os produtos a experimentar aos membros da audiência.

A fechar o processo de desenvolvimento, os novos produtos da Barcelcom mostram já resultados positivos numa primeira abordagem ao mercado. “As diabetic socks estão a ser exportadas para vários mercados, como a Malásia, o Irão, a Alemanha e a Inglaterra” adiantou Nuno Mota Soares, Project & Business Manager da empresa. Desenvolvidas para dar resposta às necessidades específicas do pé diabético, estas meias terapêuticas têm zonas acolchoadas e costuras ocultas que reduzem o atrito, aumentam o conforto e facilitam a respiração da pele.

Por outro lado, as Electro Socks, vencedoras do prémio Inovação NOS, dão já os seus primeiros passos nos bastidores da alta competição. “Estão a ser testadas pela seleção nacional, por alguns clubes da primeira liga portuguesa e da Premier League e ainda por duas equipas da Fórmula 1” explicou Nuno Mota Soares. Dotadas de eletroestimulação, as Electro Socks aceleram a recuperação de lesões como entorses, contraturas ou tendinites.

Com as BB-Vein, a empresa afirma o seu objetivo de entrar no mercado da libertação de fármacos. A tecnologia, que permite a administração gradual de medicamentos através da pele, já foi incorporada em mangas para o joelho e para o tornozelo e mostra resultados comprovados no tratamento da inflamação e da dor articular.

Com o projeto Meditube já encerrado, a Barcelcom promete continuar a aposta no desenvolvimento de novos produtos. “Mantemos o compromisso de canalizar 10% da faturação para I&D, um esforço que significa cerca de 250 mil euros por ano” explicou Nuno Mota Soares.

Partilhar