13 Outubro 2017
Moda

T

Armazém 16 acolhe 41.º Portugal Fashion em Lisboa

O Armazém 16, na zona ribeirinha lisboeta do Braço de Prata, abre já amanhã o 41.º Portugal Fashion, com cinco desfiles que vão certamente ajudar a definir as tendências Primavera-Verão 2018: Pedro Pedro (18h00), recém-chegado da Semana da Moda de Milão; TM Collection by Teresa Martins (19h00); Carlos Gil (20h00), também ele de regresso da famosa passerelle milanesa; Luís Onofre (21h30), o nosso designer de calçado mais reconhecido internacionalmente; e Alves/Gonçalves (22h30), a histórica dupla da moda portuguesa.

Na verdade, é com um programa de desfiles reforçado em quantidade e qualidade que o Portugal Fashion cumpre a habitual etapa inaugural em Lisboa, já neste sábado, dia 14 de outubro, a partir do final da tarde. Nesta 41.ª edição do evento, há claramente a intenção de valorizar o programa de desfiles em Lisboa e de dar maior dimensão à abertura do evento.

“Para nós, Lisboa não é um mero ponto de passagem do evento. O Portugal Fashion tem de facto interesse, vontade e gosto em apresentar as coleções de criadores e marcas na capital do país”, salienta Adelino Costa Matos, presidente da ANJE, entidade que organiza o evento há mais de 20 anos.

“O circuito de desfiles do Portugal Fashion passa pelas grandes capitais da moda internacionais, como Londres, Paris, Milão e Nova Iorque. Não fazia por isso sentido que, à escala nacional, não se verificasse uma presença forte do evento tanto no Porto como em Lisboa, cidade com grande dinâmica de moda e cada vez mais cosmopolita”, acrescenta o mesmo responsável.

“Lisboa é uma etapa estratégica do nosso roteiro de moda e, como tal, decidimos realizar os desfiles num sábado e com nomes de peso”, conclui Adelino Costa Matos.

Também em Lisboa, mas num evento complementar ao programa oficial do 41.º Portugal Fashion, os Storytailors vão revelar a sua nova coleção, intitulada “Palindrome”. O bar Rive Rouge, no Mercado da Ribeira, servirá de cenário à performance de moda da dupla João Branco e Luís Sanchez, a partir das 15h51. Esta inovadora apresentação dos Storytailors decorre de uma aposta do Portugal Fashion em eventos que enriqueçam o seu programa oficial, à semelhança do que acontece nas grandes capitais da moda.

O 41.º Portugal Fashion Primavera-Verão 2018 prossegue no Porto na semana seguinte, entre 19 e 21 de outubro, completando-se então a apresentação das coleções para a próxima estação quente dos principais criadores e marcas nacionais. Durante os quatro dias do evento, repartidos por espaços emblemáticos de Lisboa e Porto, vão realizar-se 33 desfiles, com propostas de 17 criadores (emergentes e consagrados), oito jovens designers, seis escolas de moda (dois estudantes cada uma), cinco marcas de vestuário e seis marcas de calçado.

Clique aqui para ver a programação completa.

Partilhar