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A estrear em Frankfurt, o showcase Green Circle com base em luminosos exemplos de sustentabilidade ou circularidade foi dos espaços mais procurados e de maior impacto entre os visitantes. No têxtil, o mundo verde já rima com o made in Portugal.
Desenvolvido com base em 15 artigos de têxteis lar, foram milhares os visitantes da Heimtextil que se mostraram positivamente surpreendidos com esta iniciativa conjunta do CITEVE e da Associação Selectiva Moda (ASM). “O nosso espaço teve muita atenção durante a feira. As pessoas ficam surpreendidas pelo facto de termos utilizado têxtil-lar para criar vestidos. ‘Amazing’ é a palavra que mais se ouve por aqui”, revela Maria José Carvalho, responsável pela agenda para a Sustentabilidade e Economia Circular do CITEVE.
A funcionar como um chamariz para a posterior visita às empresas com artigos expostos no Green Circle, este showcase com a curadoria de Paulo Gomes, pretende “dar ainda mais visibilidade ao produtos que, através dos materiais ou dos processos, incorporem sustentabilidade ou circularidade”, sustenta Maria José Carvalho. A especialista do CITEVE lembra ainda alguns dos produtos que o showcase levou à Himtextil “já tenham sido apresentados no MODtissimo, em Outubro de 2019, mas como sentimos necessidade de aumentar o número de artigos têxtil-lar para apresentar em Frankfurt decidimos abrir novas candidaturas mais curtas”, conclui.
Ao todo, o Green Circle levou até aquela que é a mais importante feira de têxteis-lar um total de 15 artigos de onze empresas com etiqueta made in Portugal – A. Ferreira & Filhos, Allcost, António Salgado, Sampedro, Estamparia Adalberto, Lameirinho, MoreTextile, Neiper, JF Almeida, Penedo e Tintex.
Mas as novidades não se ficam por aqui. A responsável pela agenda para a Sustentabilidade e Economia Circular do CITEVE conta que este ano o Green Circle marcará presença em várias feiras internacionais. “Estaremos em breve na NEONYT, também na Alemanha, com moda sustentável e uma outra novidade de 2020 será apresentada na ISPO onde levaremos um showcase desenvolvido pela primeira vez apenas a partir de artigos de desporto”, revela.