T46 Setembro 19
Loja

Eram Cardos, já são Boxers

Susana Peixoto afirma que a Kardo é a "única loja no Porto que se está a dedicar ao segmento gay". A loja começou pelo online e em 2016 abriu portas no número 176 da Rua João das Regras. Se o vestuário feminino prometia vendas, foi a moda masculina, especialmente as marcas do segmento gay, que prosperaram e foram conduzindo a loja para um novo caminho.

Cláudia Azevedo Lopes

“Apanharam-nos a meio de uma revolução”, explica Susana Peixoto, a responsável pela Kardo, a loja multimarca fundada em 2016 por Luís Sousa. A secção feminina, que até agora ocupava grande parte do espaço, vai desaparecer por completo para dar lugar à verdadeira estrela da loja – a roupa masculina orientada para o segmento gay, que já representa a maior parte das vendas da Kardo.

“Estamos a mudar todo o conceito da loja. Pode parecer estranho, porque a tendência é apostar mais no vestuário feminino, pois as mulheres geralmente consomem mais moda. No entanto, é também um segmento onde é muito mais difícil competir, pois o mercado está saturado e as grandes marcas dominam”, revela Susana. “Começamos a perceber que a roupa feminina não estava a ter grande saída….”, completa.

Em contrapartida, o segmento gay prosperava e, garante, é um nicho que ainda têm muito para explorar e apresenta grande rentabilidade. “Neste momento somos a única loja no Porto que se está a dedicar a este segmento, algo que já acontece muito em Lisboa. Os nossos clientes são muito exigentes e procuram marcas com as quais se identificam, que apresentem qualidade, e estão dispostos a pagar por essas características, algo que não costuma acontecer no mercado masculino mais tradicional”, esclarece a responsável pelo espaço. A roupa interior e a roupa de banho são os artigos que mais preenchem as prateleiras, mas também calções, camisolas, tops e alguns artigos de athleisure, onde as cores fortes, os cortes atrevidos e os padrões exóticos dominam.

A espanhola Addicted, a marca mais procurada e que tem maior expressão na loja, as alemãs Mister B e Barcode Berlin, a americana Andrew Christian e a colombiana Fist são alguns dos nomes representados na Kardo, que quer aumentar o seu portefólio de marcas e que no futuro quer – já anda à procura – acrescentar marcas portuguesas à lista.

Todos os artigos – incluindo ainda vestuário feminino das marcas Morgan, Fame, Linú, Celop Woman, Chilirose e Lolito – estão também disponíveis na loja online, que foi o berço da Kardo.

“Tudo começou com uma sex-shop online”, conta Luís Sousa, assistente social de formação que andava à procura de novas oportunidades de negócio. Rapidamente percebeu que, por um pouco mais do que pagava pelo armazém e escritório que servia de suporte ao seu negócio online, conseguia encontrar um espaço que também incluísse uma loja. “Até porque se uma loja online tiver também loja física, isso dá muito mais segurança aos clientes”, acrescenta. Chamou Susana para integrar a equipa e começaram na Rua do Almada, com roupa interior de homem e senhora. “Passado algum tempo, pensámos que seria boa ideia introduzir também vestuário”, lembra Luís. Quando as rendas começaram a subir e se tornou incomportável ficar, passaram para a rua João das Regras, a dois passos da estação de metro da Trindade, onde agora se encontram.

No início de 2020 a loja deverá já estar totalmente a funcionar sob o novo desígnio.

Quanto ao nome, a explicação não podia ser mais simples: “O meu namorado é  Ricardo e quando andávamos à procura de um nome ele pensou: Ricardo – Kardo”. E assim foi que Luis Sousa encontrou a designação para o seu negócio.

A Loja

Kardo
R. João das Regras 176
4000-291 Porto

Ano de abertura 2016 Produtos Roupa interior, swimwear e athleisure Estilo Artigos diferenciados e excêntricos orientados para o segmento gay Marcas Addicted, Mister B, Barcode, Andrew Christian, Fist Loja online www.kardo.pt

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