T41 Março 19
Empresa

A limonada foram gorros e cachecóis

Começou por produzir etiquetas, mas quando a crise bateu à porta, virou-se para um mercado em ascenção: o merchandising desportivo. Atualmente mais de 90% do negócio da 4Teams está nos cachecóis, gorros e outros produtos que fornece, não só para grandes clubes europeus como a Roma e o Bayern de Munique, mas também para todas as selecções presentes no Mundial de Futebol.

T

A Pedro & Pedro começou o seu caminho, no início dos anos 80, produzindo etiquetas na sua fábrica em Vizela. Até que, já neste século, a crise bateu à porta e para Pedro Santos, o seu fundador, tornou-se claro que para manter a cabeça fora de água tinha de mudar de produto. E adotou a atitude pragmática de quem tem limões – e por isso faz limonada.

“Foi há uma dúzia de anos. Com os teares das etiquetas era possível fazer 100% acrílico. Começamos a fazer cachecóis e mudámos o nome para 4Teams”, recorda Anthony Câmara, diretor comercial desta empresa que emergiu do anonimato no verão passado quando se soube que tinha sido ela a fornecer o meio milhão de cachecóis oficiais de todas as seleções presentes na fase final do Mundial de futebol, na Rússia.

A 4Teams ainda mantém um departamento de etiquetas. “Fazemos etiquetas estampadas ou bordadas, código de barras, sublimação para equipamentos desportivos, etc, etc”, declara Anthony, que no entanto reconhece que o pão com manteiga da empresa é o merchandising desportivo, que vale 90% do volume de negócios.

O prazo de entrega é um dos pontos fortes da empresa. “Durante o Mundial estávamos sempre com o televisor ligado para saber logo quem era apurado. Mal soava o apito final e se sabia quais as seleções que se iam defrontar na fase seguinte, nós começávamos logo a produzir os cachecóis. Já tínhamos tudo preparado. Cinco dias depois já estavam a ser distribuídos na Rússia”, conta o diretor comercial.

Neste negócio de gorros e cachecóis, além de trabalhar para clientes que têm licenças da FIFA e UEFA, a 4Teams também fornece claques e já fabricou cachecóis e gorros para o FC Porto, Roma, Bayern de Munique, Chelsea e Marselha – para citar só uma mão cheia de exemplos.

Mas há bastantes mais negócios em cima da mesa. “Vamos começar a trabalhar com o Borussia de Dortmund e diversificar para o basquetebol, fazendo emblemas para a FIBA, e o hóquei sobre o gelo, onde temos um contrato de três anos e vamos estar no Mundial da Eslovénia”, anuncia Anthony Câmara.

Mas o grande salto em frente da 4Teams será ganhar um contrato superior a cinco milhões de euros para o fornecimento de merchandising desportivo para o Mundial do Qatar e de material promocional para a Qatar Airways.

“As coisas estão bem encaminhadas. As pessoas com quem contactamos no governo gostaram da tipologia de produtos que apresentamos e acharam os nossos preços muito competitivos”, conta o diretor comercial.

A distribuição e venda de produto final é a nova área de negócio em que a 4 Teams acaba de entrar após ter ganho a licença para ser durante quatro épocas (a contar do início desta) o distribuidor oficial de cachecóis e gorros do Benfica.

Outra frente a que a empresa de Vizela está atenta é o gaming. “Já fizemos material para o Mindcraft e o Fortnite. E estamos a olhar com muito interesse para o fenómeno dos youtubers, que estão a ganhar uma tal expressão que já se justifica que tenham merchandising próprio”, conclui Anthony Câmara.

A Empresa

4 Teams
Rua da Indústria 89
4815-901 Caldas de Vizela

O que faz? Fabrica gorros e cachecóis, mas também etiquetas, e está presente em cada vez mais áreas do merchandising desportivo Novo negócio Ganhou por quatro épocas a licença para ser o distribuidor oficial de cachecóis e gorros do Benfica  Trabalhadores 90  Volume de negócios 5 milhões de euros (previsão para este ano)

Partilhar