Salvador Sobral
Sem fogos de artifício, mas com muito sentimento. É desta simplicidade que ele gosta
No S. João, Salvador vai amar por todos
T21 Junho 2017
Acabamentos

Katty Xiomara

Katty tirou as medidas ao “corpo jovem, possuído por uma alma antiga”, de Salvador Sobral e vestiu-o para vir ao Porto festejar um S. João sem fogo de artifícios - que o nosso herói não aprecia e, convenhamos, até faz sentido porque a camada de ozono já não é o que era e está pior que o chapéu de um trolha…

O São João está a chegar! E com ele, tudo o que estas festas tradicionalmente nos dão por direito; alegria, barulho, multidões, sardinhas, martelos, alho porro, fogos de artifício e música. Mas este ano tudo é diferente! Este ano muita coisa mudou radicalmente por este mundo fora e a nossa cidade promete seguir esse ritmo. Este poderá ser mesmo, o ano do São João sem fogos de artifício.

Uma das grandes vozes desta ideia é o impacto ambiental, que já provocou reacções ao mais alto nível, prometendo a proibição destas cintilantes luzinhas, já nos vindouros Jogos Olímpicos. A outra voz que fala bem alto é a voz sentida do novo herói nacional – Salvador Sobral

Tenho pena, até porque gosto de ver brilhos estaladiços no céu, mas convenhamos que, desde que os chineses se lembraram de os estourar nas celebrações imperiais até agora, e já lá vão uns milhares de anos, a camada de ozono não é o que era.

Mesmo assim, ou melhor dizendo, por isso mesmo, este é o São João mais esperado de sempre. Isto porque a cidade desdobra os seus esforços para ter em palco o nosso querido Salvador. Esta promessa circula pelos cantos da cidade, deixando uma longa fila de reservas nos hotéis do Porto, que cresce a cada nova especulação de poder ver e ouvir o Sobral ao vivo e a cru! Os espanhóis são os que acolhem a ideia com maior emoção, para eles a nossa batota no conhecido festival, foi a melhor batota de sempre. A batota de colocar sentimento na coisa, pode agora virar moda e há modas que valem mesmo a pena! Caso este cenário se confirme, poderemos realmente regalar-nos com a presença de um Salvador Sobral sem fogos de artifício, mas com muito sentimento. Sabemos que é desta simplicidade que o herói gosta, mas nas nossas previsões arriscamo-nos a produzi-lo um “pouquito” só um “pouquito” sem grandes alaridos, mas com muito requinte. Salvador parece ser um corpo jovem possuído por uma alma antiga. Por isso preservamos o seu estilo, reforçando o espírito retro do seu look oversize. Nestas duas propostas recolhemos inspiração nos Zazous dos anos 30.

O primeiro fato é um Zoot Suit de ombros largos e grandes lapelas, decorado com um padrão axadrezado em tons torrados, as calças são largas com um padrão xadrez mais leve e discreto, a camisa é escura e os acessórios são num doce tom de rosa velho.

O segundo Zoot Suit é mais sóbrio, num intenso azul noite, o casaco segue o mesmo registo do anterior, comprido e largo, mas liso, as calças são preenchidas por um padrão de riscas em ton sur ton e a camisa da cor do caramelo. Na lapela colocamos um discreto alfinete de ouro e prata, uma réplica do grandioso troféu. Reservamos a cor para os acessórios em especial para a sua peça de assinatura, o pequeno lenço de bolso.

Vamos amar por todos no São João do Porto!

Partilhar