23 abril 24
Inovação

Bebiana Rocha

Têxteis Penedo, CITEVE e CeNTI premiados na Techtextil

Os Prémios de Inovação Techtextil 2024 foram já atribuídos e, entre eles, está o projeto ‘Smart Roofs System’ desenvolvido pela Saint-Gobain Portugal (Weber), Têxteis Penedo, CITEVE, CeNTI e ITECONS (Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade).

“O Prémio de Inovação Techtextil na categoria ‘Novo Produto’ vai para o Centro Tecnológico Português do Sector Têxtil e Vestuário, CITEVE, por um sistema inteligente de impermeabilização com reforço têxtil para coberturas planas”, lê-se na página oficial da Techtextil.

O desenvolvimento permitiu criar uma “nova membrana aquosa de base polimérica reforçada com substrato têxtil inteligente e sensorização de humidade acoplada e aquecimento ativo”, disse, ao T Jornal,  Augusta Silva, innovation manager em textile print e coating do CITEVE.

Este projeto diferencia-se não só pela parte inovadora mas também sustentável, realça a responsável. “A membrana polimérica SRS à base de água tem um menor impacto ambiental, emite menos CO2 e VOCs (redução de 80%) quando comparada com as membranas de base solvente”.

“Ser homenageado com um Prémio de Inovação da Techtextil, a principal feira internacional de têxteis técnicos e não-tecidos, mostra que a nossa inovação está entre as melhores do mundo a num nível superior”, confessa.

Sandra Ventura, R&D director da Têxteis Penedo, reforça ao T Jornal: “O projeto teve uma parceria que correu muito bem, resultou um produto diferenciador, inovador, que acrescenta valor. O prémio acaba por ser dar uma grande visibilidade a nós, claro, mas também a Portugal”.

Ao todo foram nove os vencedores distribuídos por cinco categorias: ‘New Concept’ (Novo conceito), ‘New Technology’ (Nova tecnologia), ‘New Material’ (Novo material), ‘New Application’ (Nova candidatura), ‘New Product’ (Novo produto), ‘New Approaches on Sustainibility & Circular Economy’ (Novas abordagens à sustentabilidade e economia circular), ‘New Technologies on Sustainability & Recycling’ (Novas tecnologias em sustentabilidade e reciclagem) e ‘New Technology & Digitalization’ (Novas tecnologias e digitalização).

Partilhar