Camilo Castelo Branco
Camilo Castelo Branco, o eterno romântico, que transformou em arte a pena que cumpriu na antiga Cadeia da Relação.
Camilo Castelo Branco vestido para arrasar no Fashion
T18 Abril 2017
Acabamentos

Katty Xiomara

Foi na Cadeia da Relação - onde Camilo cumpriu pena pelo crime de adultério -, que Katty fez o seu desfile do Portugal Fashion, e foi assim que decidiu ressuscitar o primeiro escritor português a conseguir viver da escrita e vestindo-o todo janota para arrasar na front row do Portugal Fashion.

Este mês, em que a moda é celebrada pelo mundo fora, no Porto recebemos mais uma vez o Portugal Fashion e o meu querido editor solicitou os meus serviços para vestir uma personalidade da nossa cidade, de forma a ser indubitavelmente o centro das atenções e arrebatar os sentidos de todos na front row dos desfiles.

Por conta da louca ideia de organizar uma exposição de fotografia a par do meu desfile no Portugal Fashion, tenho visitado regularmente o Centro Português de Fotografia, que será o palco desta exposição – e também do meu desfile.

Desafiando a lógica do tempo e do espaço, veio ao meu encontro a tresloucada ideia de vestir o ilustre inquilino deste fantástico edifício, que outrora foi palco repressivo de dor e desgraça. Camilo Castelo Branco, o eterno romântico, que transformou em arte a pena aqui cumprida na antiga Cadeia da Relação, convertendo este espaço na musa inspiradora de “Amores de Perdição”.

Como se apresentaria o nosso romancista nos dias de hoje? Como seria a versão contemporânea do futurista do passado? Como enfrentaria a radical mudança deste emblemático edifício? Na tentativa de responder a estas incógnitas preparei dois looks de inspiração Vitoriana.

O primeiro é composto por um fato azul marinho; casaco de trespasse com vivos néon que contornam o rebuço; camisa branca de colarinho alto com lenço de seda elegantemente laçado; calças justas de veludo com listas néon nos laterais e botas de cano alto.

O segundo look é formado por um fato, também ele azul, mas neste caso de três peças, calça, casaco e colete, todo ele imbuído de pequenos fios iridescentes; uma camisa azul celeste enfeitada por um lenço de renda adornado com detalhes luminescentes e sapatos Oxford.

Vestido a rigor para um dia especial, na já não mais Cadeia da Relação.

Partilhar