Boa brisa de Espanha
T13 Outubro 2016
Cantinas do Serrão

Manuel Serrão

De Espanha, nem bons ventos nem bons casamentos? Mas algumas brisas ainda escapam... É consabido que todas as regras têm exceções, mas esta exceção é especial porque, mais do que consabida... é com sabor!

Dos maus ventos não me apetece falar, porque a meteorologia tem sido inimiga da nossa gastronomia. Basta-me lembrar a forma como o magnífico Shis foi varrido do mapa como doloroso  exemplo. Mas quanto aos casamentos, se a história nos traz recordações menos felizes de uniões que nos correram muito mal, a contemporaneidade diz-nos que em termos de gastronomia, enologia e restauração há casamentos ibéricos que valem a pena e merecem ser celebrados por isso. E os casamentos gastam sempre muito tecido e tecem muitas malhas… sem esquecer que a Espanha é hoje o maior destino das exportações da ITV.

O Los Ibéricos, que assentou arraiais em Leça da Palmeira, no famoso Largo do Castelo, à esquerda do mítico Batô, teve o engenho e arte de consumar este casamento excecional (nos dois sentidos de que é uma exceção e é muito bom) com uma elegância fora do normal entre as especialidades portuguesas e espanholas, em que nenhuma das duas sai a perder. Porque espantosamente (Voilá a segunda exceção) saem as duas a ganhar!

Conseguir reunir num mesmo espaço alguns dos melhores achados das gastronomias portuguesa e espanhola é um desafio ambicioso, mas também muito complicado. Protagonizar este feito num ambiente descomprometido de um bom gosto apurado sai da exceção e já configura uma boa surpresa. Combinar estas duas valências com um serviço irrepreensível, em que a simpatia anda sempre de mãos dadas com um profissionalismo evidente, já nos obriga a falar de um caso de sucesso óbvio.

Los Ibéricos
Este Los Ibéricos tem muito boas pernas para andar

A decoração e o ambiente recriado no Los Ibéricos estão uns bons degraus acima dos anteriores locatários, mas é nas propostas vínicas e gastronómicas que a inovação marca pontos decisivos.

Em vez de termos mais um bom restaurante de peixe em Matosinhos (onde eles já existem aos pontapés), o Los Ibéricos apostou numa carta de tapas e pratos que nos deixam escolher o melhor de dois mundos, sendo certo que os mais valentes nem precisam de escolher.

Modéstia à parte, eu incluo-me neste grupo, por isso, da última vez que lá rumei ataquei numa tábua de Bellota, mas também num queijo da ilha de São Jorge, nuns huevus rotos con jamón, e ainda nuns maravilhosos croquetes de espinafres.

Após este conforto inicial a que não foi alheio um Quinta do Crasto branco que se encarregou de todas ligações com sucesso, o estômago hesitou entre o pato com arroz do mesmo e o chuletão Los Ibéricos. Optei pela “dobradinha” para não ferir suscetibilidades. Nem a da casa, que insistia num dos seus pratos estrela, nem a minha, que desde que descobri que o chefe fazia o “meu” pato com arroz de pato do antigo Bule, nunca mais de lá tirei o pensamento.

Resultado da iniciativa de dois jovens valores da nossa restauração, o chefe Vitor Correia na cozinha e o Ricardo Ferreira na sala, que eu já conhecia do Di Vino, Bule e D. Juan, este Los Ibéricos tem muito boas pernas para andar. Até porque também está muito bem “calçado”, mas isso são contas de outro rosário!

RESTAURANTE
Los Ibéricos

Rua do Castelo 3

4450-361 Leça da Palmeira

tel. 224 965 049

 

Também na Póvoa de Varzim há agora uma versão local do Los Ibéricos. Chama-se Lota Obérica e fica de frente para a lota, ao lado do Casino e da Fortaleza:

Rua Tenente Veiga Leal, 209

4490-586 Póvoa de Varzim

Tel. 252 055 201

Partilhar