23 maio 22
Costura

Bebiana Rocha

Vouzela cria oficina de costura para a comunidade

Com o apoio dos alunos de design de moda da Escola Profissional de Vouzela, a cidade vai ter uma oficina de costura aberta à comunidade que utilizará como matéria-prima excedentes e outros resíduos da indústria têxtil local. A iniciativa é integrada no projeto sustentável By. Vouzela e conta já com o apoio das empresas locais Faurecia e Britons – Indústria de Alcatifas na cedência de material.

Os munícipes que queiram assim assumir a produção de peças de ecodesign podem fazê-lo e daí obter um rendimento extra. Rui Ladeira, autarca de Vouzela, reforçou em declarações à revista Visão a importância de iniciativas como esta para combater o desperdício da indústria têxtil e dar uma nova vida a tecidos que de outra forma seriam incinerados.

A participar neste projeto By. Vouzela estão ainda a Universidade da Beira Interior que fará um estudo sobre os frutos da iniciativa, e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

Também contribuem para a iniciativa o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património com a administração de uma formação sobre teares, aberta à comunidade, e a designer Daniela Pais da marca de moda sustentável Elementum que não só irá acompanhar a formação como desenvolver alguns produtos com os têxteis disponíveis.

Partilhar