14 maio 21
Sustentabilidade

T

Vintage for a Cause e Maria Granel reaproveitam têxteis

Vintage for a Cause junta-se a Maria Granel para lançar uma linha de produtos de higiene pessoal e cozinha. O objetivo desta coleção cápsula é reforçar o conceito de reutilização de desperdício de têxteis-lar e dar continuidade às ações de sensibilização para produtos DIY.

“Amor a granel” é uma linha composta por cinco produtos 100% algodão e 100% upcycling de excedentes têxteis-lar, confecionados à mão pela rede de costureiras sénior da marca; inclui: estojo para guardar objetos pessoais, venda de olhos, veggie wrap (para conservar verduras no frigorifico), fita auxiliar na desmaquilhagem e toalha desmaquilhante.

A partir das etiquetas é possível aceder aos respetivos modelos e guias passo a passo em vídeo, lançando o desafio às pessoas de criarem elas mesmas objetos idênticos usando tecidos inutilizados.

“Para nós colaborar com a Vintage for a Cause é não só apoiar um projeto com impacto ambiental, económico e social que admiramos muito, mas também desafiar as pessoas a fazer parte do processo: não se trata apenas de um objeto, é acima de tudo uma experiência que nos convida a consumir de forma diferente”, explica Eunice Maia, fundadora da Maria Granel.

A ideia surgiu de uns “tecidos encontrados pela Helena Antónia (fundadora da Vintage for a Cause) num armazém de excedentes têxteis, restos inutilizados que seriam destinados a aterro”, partilham na página da marca, via stories não tardaram a chegar ideias de reaproveitamento, que passados seis meses foram tidos em conta e materializados.

A Vintage for a Cause surgiu em 2012 e assume-se como um projeto de moda de economia circular 100% portuguesa. Além de colaborar com diferentes designers para dar uma segunda vida a tecidos excedentários o projeto tem um cariz também de inclusão social e procura capacitar mulheres acima dos 50 anos fora da vida ativa. Já a Maria granel é uma mercearia biológica 100% a granel sem desperdícios criada em 2015.

Partilhar