31 maio 22
Indústria

T

Victoria’s Secret paga oito milhões para fechar na Tailândia

A norte-americana Victoria’s Secret vai ter de pagar 8,3 milhões de dólares (cerca de 7,7 milhões de euros) a um os seus fornecedores na Tailândia, a Brilliant Alliance, como compensação após a demissão de 1.250 trabalhadores em março de 2021, quando a fábrica ali instalada fechou.

Quando a Brilliant Alliance fechou suas portas, o governo tailandês exigiu que o seu proprietário, o Clover Group, pagasse uma indenização aos trabalhadores dispensados, mas o grupo recusou, afirmando não ter como financiar essa despesa.

Face à pressão de várias ONGs e mesmo de grupos económicos igualmente instalados na Tailândia, como a Gap, American Eagle Outfitters e PVH, o Clover Group concordou finalmente em pagar indenização. Em conformidade com a lei tailandesa, a equipa da Brilliant Alliance também receberá um milhão de dólares (930 mil euros) em juros. Os trabalhadores foram representados pela Triumph International Union, filiada da Confederação do Trabalho Industrial da Tailândia. A empresa da Victoria’s Secret foi entretanto comprada por dois investidores, que não foram chamados a contribuir para a compensação.

As organizações sindicais tailandesas chamaram a atenção para o facto de, repetidamente, os grupos estrangeiros que possuem fábricas no território tentarem das mais diversas formas subtraírem-se às suas obrigações compensatórias.

Partilhar